AMOR

"Ensina só Amor, pois é isso que tu és"

terça-feira, 23 de agosto de 2016

“Dowloads Ilegais e Pirataria: Como Prejudica a Evolução, Felicidade e Karma”

“Dowloads Ilegais e Pirataria:
Como Prejudica a Evolução, Felicidade e Karma”


Pergunta de leitor do Cool Vibes:

“Olá Pedro tudo bem? Antes de mais queria agradecer-te pela tua resposta na minha pergunta anterior, Obrigado :) Vim hoje aqui porque gostaria que me clarificasses alguns conceitos, um sobre entretenimento pessoal e o outro sobre pirataria. Recentemente falaste em entretenimento pessoal e que não era o mesmo que desenvolvimento pessoal e isso parece claro, no entanto me questiono, o entretenimento pessoal não é uma consequência do desenvolvimento pessoal? Estou a perguntar isso porque ultimamente ando tendo mais entretenimento pessoal do que é costume e isso só é possível porque tenho energia suficiente para me divertir, porque em níveis mais baixos não temos nem energia para fazer coisas que gostamos.

P.S.: O entretenimento pessoal de que aqui falo tem mais haver com saídas e actividades e não tanto com ver televisão ou jogar PC, por exemplo :)

Pirataria. Há alguns meses atrás talvez, eu questionei-me se seria integro andar a ver filmes de forma ilegal (downloads ou online) e comecei a me sentir ingrato pois os responsáveis pelos filmes tiveram tanto trabalho para fazer um filme com boa energia e/ou com qualidade, e eu ao ver os filmes de forma ilegal não estava a dar o meu contributo. Depois num vídeo teu creio eu também falaste no assunto e a partir desse dia nunca mais vi filmes de forma ilegal e por incrível que pareça nessa semana uns canais de filmes premium abriram e deu alguns filmes fixes que aproveitei logo para gravar para ver mais tarde eheheh.
Depois disso apercebi-me que sou um pirata, os jogos que tenho são piratas, os programas que tenho são piratas, os livros que tenho são piratas, e via futebol de forma pirata, mas surge-me uma duvida em relação à musica pois basta ir ao youtube para ouvirmos a musica que queremos, e não sei se isso é legal ou não, eu queria saber qual a melhor maneira de ouvir musica em qualquer lado de forma integra e legal :)

Apelo: No próximo dia 20 Conor Mcgregor vai combater, no entanto eu ainda não consegui encontrar um local para assistir ao combate uma vez que este vai ser transmitido num canal premium, peço a vossa ajuda para encontrar um lugar ou uma família com SportTv que esteja disposto a me aturar madrugada dentro. Ahahahaah Abraço a todos :)”


Resposta, comentários:

Olá! Está tudo bem por aqui, obrigado.

Eu falo de entretenimento pessoal no contexto de formações de desenvolvimento pessoal. Uma coisa são princípios que de facto nos ajudam a evoluir, e verdades que nos abrem os olhos para algo em nós que nos pode vir a libertar de uma limitação, e assim contribuir para a nossa mudança e felicidade. Princípios têm um efeito a longo prazo, e permanente. Outra coisa são histórias, piadas, jogos, curiosidades, exercícios e convívios nessas formações (ou em casa lol), que apenas estimulam a mente e nos entretêm temporariamente, e que trazem um pico de energia que desaparece passado pouco tempo.

Se de facto evoluímos passamos a ter mais energia, logo conseguimos fazer mais coisas na vida. Mas isso é viver a vida e desfrutá-la, não tem a ver com o entretenimento pessoal de que falo. E a partir de certo nível de energia/consciência, estamos tão preenchidos e completos pelo Espírito que não precisamos de qualquer tipo de entretenimento. E é aí que começa a verdadeira transcendência da mente e do mundo, e se larga cada vez mais o linear/conteúdo da dimensão física, e se vive cada vez mais no não linear/contexto do Espírito =)

Quanto aos downloads ilegais e pirataria, sim, obviamente que não é íntegro, haha! :D

Há aquela clássica, mas inválida, desculpa de, “mas eles fazem milhões de euros com os filmes!”. O que não faz sentido nenhum. É apenas uma racionalização e desculpa do ego para se sentir melhor com ele próprio, para aliviar a culpa inconsciente de fazer downloads ilegais. A quantidade de dinheiro que alguém faz criando algo, ou trabalhando em algo, não é justificação válida para se obter ilegalmente, sem se pagar, o que essa pessoa faz. Isto é básico. Na vida só temos o que merecemos, é assim que funciona o karma. Se é suposto pagar-se para se ter um filme ou música, então só merecemos esse filme ou música se tivermos dinheiro suficiente para o comprar. E quem não tiver dinheiro para comprar, não vê o filme nem ouve a música, é simples. É esse o seu karma e só vai evoluir se o aceitar.

Se um actor ganha o que ganha ao fazer um filme, é porque karmicamente merece esse dinheiro. Ele tem o talento e as qualidades humanas que lhe permitiram ser actor e ser capaz de fazer o filme. Se não merecesse esse dinheiro, não o teria, nem seria actor ;p não é o ego que decide o que é justo ou injusto, ele nem tem capacidade para saber isso. É o Espírito, e já está tudo perfeito neste momento, pois as pessoas têm karmas diferentes e têm diferentes lições a aprender na vida humana. Umas numas áreas, outras noutras áreas, a níveis diferentes. É por isso que há de tudo no mundo, desde o mais rico ao mais pobre, do mais sofisticado ao mais primitivo, do mais santo ao mais maldoso, etc. É suposto ser assim, e é perfeito assim para o seu propósito de escola de almas, na qual há karma negativo a “pagar” (lições a aprender), e a transformar em positivo. E claro, desfruta-se aquilo que já se aprendeu. Não há sorte nem azar, há karma positivo e negativo. Pode-se é não estar consciente disso, ou não se querer aceitar isso, e assim não se compreender as verdadeiras razões que estão por detrás do que é chamado de “sorte” e de “azar”.

Voltando à justificação do “mas eles ganham milhões com o filme!”, no fundo não passa de inveja daqueles que estão melhor na vida e têm mais dinheiro. Sim, o ego é estúpido a esse nível :D se ganham milhões é porque conseguem, devido ao seu talento, qualidades e esforço, pois há muito trabalho por detrás de uma obra ou produto acabado. Trabalho, criatividade e inteligência. Assim como também entusiasmo, confiança e optimismo. Tudo qualidades que merecem o que obtêm. Portanto a justificação é falsa e não vale nada. Não safa ninguém do karma negativo de estar a meter as patinhas em algo que não merece, pois não pagou por isso :P E há uma equipa enorme por detrás da criação de um filme, não é só os que ganham milhões, mas todo o tipo de pessoas que também precisam de meter comida na mesa e alimentar a sua família. Assim como também há vários desafios por detrás da criação de qualquer obra de arte ou produto. Não é nada fácil, e com humildade e respeito reconhecemos isso e passamos a valorizar o trabalho de todas as pessoas, fazendo questão de pagar por ele, se queremos desfrutar do seu esforço e talento para nos entretermos, ou aprendermos.

Outra típica desculpa/racionalização/justificação para os downloads ilegais é a do estado da industria de Hollywood. Que é gananciosa, põe o dinheiro à frente da arte e dos artistas e espalha maus princípios através dos seus filmes. Ok, tudo bem. Mas é uma desculpa da treta haha porquê? Porque é hipócrita :) quem não gosta de Hollywood simplesmente não vê os seus filmes. Essa é a atitude de integridade. Mas não, o que estes "santos" fazem é ver os filmes de uma indústria que supostamente odeiam, mas sem pagar para os ver LOL é óbvio que não passa de uma desculpa esfarrapada, e quem a dá precisa desse entretenimento, validando a fonte deste que diz estar errada :D ora um ser humano íntegro que segue princípios e não emoções, se genuinamente não gosta de Hollywood, não vai ver os seus filmes. Mas estes "heróis" anónimos vêm os filmes à mesma, e para se sentirem bem consigo próprios para os sacarem à borla e verem sem pagar, associam isso a uma espécie de castigo que não faz sentido nenhum e é treta :) Hollywood tem bons e maus filmes, independentemente da indústria ter a sua falta de integridade. O que temos é de ser selectivos e não viciados em entretenimento, e temos de pagar todos os filmes que decidirmos ver, essa sim é uma atitude digna e um bom exemplo. E quem não gosta, simples, não vê ;)

Integridade não é para meninos. Experimenta hoje, e já, deixar de fazer downloads ilegais para sempre... o ego vai-te logo atacar com o medo de estar a perder algo, por não ter acesso a tantos filmes, séries, ebooks e músicas que o distraem da realidade. E depois? Ele não merece essa quantidade se não puder pagar essa quantidade. É doloroso e difícil, mas é algo que tem de ser largado por quem quer mesmo viver num nível superior de paz, felicidade e confiança, precisando de cada vez menos validação externa, e estando cada vez menos perdido em ilusões, no orgulho da falsa superioridade moral e nas armadilhas do sentimentalismo (ver o mundo e a humanidade através de lentes cor de rosa).

Sempre que adquirimos algo que não merecemos, pois é óbvio que é suposto pagar para ter isso e foi adquirido sem pagar por meios ilegais, estamos a acumular karma negativo. O que é perfeito! Há uns anos atrás veio-me um pensamento à cabeça: não é curioso que a geração dos downloads ilegais é ao mesmo tempo uma geração com dificuldade em arranjar emprego…? Estará relacionado? Pode nem estar, mas será que não valorizar o trabalho e capacidades dos outros (adquirindo o que criam sem pagar) traz o karma negativo de o nosso esforço e capacidades não serem valorizados (ser difícil encontrar alguém que nos queira pagar ordenado)…? Pensa nisso.

Se estás interessando/a em evoluir e em alcançar um nível superior de felicidade, paz e harmonia na vida, tens de deixar para sempre os downloads ilegais. E a boa notícia é que é grátis fazer isso! :D e se tens cópias pirata em casa e no computador, tens de apagar tudo e mandar tudo para o lixo. Todos os filmes, músicas, ebooks, séries, jogos de pc, programas de computador (incluindo o Windows e o Microsoft Office, assim como Anti-Vírus). Tudo. E a minha sugestão para além disso, é se algumas dessas coisas realmente te fizeram sentir bem, se as adoraste, compra-as. Se viste, ouviste e usaste, e adoraste, compra. E desfaz assim o karma negativo de as teres adquirido ilegalmente.

Não tens de comprar tudo o que sacaste ilegalmente, basta parares, basta a tua intenção de viver de forma impecável e com dignidade, e de comprares apenas aquilo de que realmente gostaste. Quando o fizeres vais descobrir em ti uma nova confiança e sensação de satisfação, e certas coisas vão automaticamente melhorar na tua vida. Até porque quando se saca de tudo por ser falsamente grátis, fácil e rápido de adquirir, não há processo de selecção nem de apreciação. Vê-se de toda a porcaria em termos de nível de energia/consciência, e não se dá o devido valor pois dali a 5 minutos pode-se ter outro filme, e depois outro, e outro, e outro, infinitamente. Não se aprecia o que se está a ver, ouvir ou ler. A atenção não está mesmo lá, no momento. Perde-se a essência, não se beneficia das lições e da beleza da arte. E porque se tem sempre uma coisa nova em minutos ou segundos, não se revê, ouve ou relê novamente a anterior devidamente, e isso é grave, pois leva a um nível de preguiça mental que nos afecta em tudo na vida. Leva-nos a um estado de desinteresse anestesiado, em que só se aprecia superficialmente a aparência das coisas, o que é novidade, coisas a acontecerem e a mexerem-se (no caso dos filmes lol), escapando significados importantes, como se estivéssemos num transe negativo e fraco. E há coisas que nos escapam na primeira e segunda vez que vemos um filme, ouvimos uma música, ou lemos um livro. Há interpretações erradas que fazemos nas primeiras vezes. Como se descobre isso quando se está num transe de vício de “mais e novo entretenimento agora!!”, não revendo nada dando o devido valor?

Não te iludas, ver algo sem pagar quando é suposto pagar traz imediatamente um estado fraco, de baixa energia, pois a atitude não é íntegra. Há sempre culpa inconsciente. E esse transe fica connosco em todas as áreas da vida, profissional, amorosa, social, trazendo níveis prejudiciais de impaciência, superficialidade e preguiça, por exemplo.

Quanto ao Youtube, a forma como vejo a situação, é na boa. Porquê? Porque o Youtube é um site legal, e certamente pagas a conta da internet para teres acesso ao Youtube. Não estás a adquirir uma cópia para ti, apesar de para vermos algo temos sempre de pagar (seja o bilhete de cinema ou o DVD/Blu-Ray, por exemplo).

O que podes fazer é, sempre que vires um filme, série, ou ouvires uma música no Youtube, se gostares mesmo muito, compra a seguir. Claro que com a tua evolução vais precisar cada vez menos de ver tantos filmes e séries para te distraíres da realidade, logo esse “problema” e sofrimento desaparecem automaticamente.

Menos filmes, menos música, menos séries, menos livros, mas mais qualidade, e sempre comprado. Eu adoro comprar os DVDs, CDs e os livros, são objectos reais que aprecio e sinto-me de forma espectacular sempre que os compro. Não preciso de gastar muito dinheiro pois não preciso de ver algo todos os dias, e há muita coisa em segunda mão bem barato =) e tenho essa área da vida limpa, o que traz uma confiança que não se adquire de outra forma.

O ser humano existiu a maior parte do tempo sem filmes e séries haha lembra-te que Sócrates nunca viu um filme na vida, e não foi menos sábio por causa disso ;)

Há um vício em entretenimento hoje em dia, e tudo bem. Eu não tenho nada contra isso, nem nada contra quem faz downloads ilegais, nada. A questão é que se estás mesmo interessado em mudar a tua vida para melhor, em evoluir e ser mais feliz, a tua atitude em relação a isso tem mesmo de mudar, os downloads ilegais e a pirataria têm mesmo de acabar. São poucos os que vão conseguir, ou sequer tentar, mas a história do mundo é a de uma minoria íntegra a carregar isto às costas, portanto… :D

E quando ao McGregor, tem juízo. ;P

Obrigado pela tua pergunta.

Paga pelo que Amas (haha),

Pedro C.

9 comentários:

nelson goncalves disse...

Pedro qual a tua opinião sobre a tecnologia?
Já ouvi dizer que estamos a evoluir. A conta dela há menos trabalho , num escritório em que trabalhavam umas oito pessoas agora é uma ou duas a conta disto há mais pessoas desempregadas.

Pedro Ribeiro disse...

Hey Pedro!
Tudo bem?
Recentemente recomendaste num dos teus audios para ler o "Letting Go The Pathway to Surrender" de David Hawkins.
Decidi seguir a tua recomendação e estou estupefacto que apenas pelo facto de ler o livro e inclusive durante a leitura do mesmo, eu tinha vários momentos de felicidade aleatória vinda do nada.
Gostaria de saber a tua experiência com esta técnica.
É isto que chamas de contemplação? Porque reparei que é basicamente aquilo que descreveste no método de contemplação. Observar os pensamentos e sentimentos sem os julgar e sem tentar oferecer resistência, apenas ficar a olhar para eles como se fosse uma nuvem que estivesse a passar, sem comentar, sem julgar e principalmente sem rotular.
Acabei de o ler faz uns dias e até hoje tenho estado sempre que consigo, a fazer aquilo o que o Hawkins explicou.
Gostaria de saber a tua experiência com esta técnica e qual a tua opinião em relação a ela. Foi daqui que "tiraste" a Contemplação?

Abraço, obrigado por tudo.

Angelo disse...

Olá Pedro, tudo em ordem? Tenho uma pergunta. Hoje em dia existe muita informação sobre sexo tântrico na internet e muitas teorias antigas que dizem que o homem perde a sua energia vital se ejacula muito. Isto era um tema que me interessava muito há um tempo atrás mas agora começo a ter duvidas sobre o assunto. Será que é mesmo verdade (ou importante) ou é apenas um desvio daquilo que é essencial. A verdade é que antes ficava sempre muito cansado depois do sexo e sentia-me sem energia por alguns dias dai eu ter me interessado por tal tema. Agora já nao tanto. Qual é a tua opiniao sobre o tema? Exigem praticas antigas e livros que dizem que os homens podem ser multi-orgasmicos e que serão muito mais saudáveis se não ejacularem durante as relações. Mas agora parece-me que isso poderia somente ser uma pequena ajuda nao fundamental no caminho do aumento de consciencia. Obrigado, abraço. Que o poder esteja contigo lol!

Miguel disse...

Olá Pedro, muito obrigado rapaz, eu já eliminei tudo o que havia para eliminar incluindo programas que me poderiam ajudar a ganhar algum dinheiro como o caso do (Photoshop e do Sony Vegas) e sabes nem foi assim tão complicado (tenho saudades da minha colecção de filmes do Batman :( ) hahaah, tou a brincar não custou nada e incentivo outras pessoas a fazerem o mesmo :).
Mais uma vez um obrigado :)
Segue o que amas! ahahah

Pedro C. disse...

Nélson G.:

A tecnologia facilita a nossa vida em vários aspectos. Tem o seu lado negativo, mas para quem quer evoluir e ser mais feliz e consciente não é uma limitação, pois a escolha é sempre nossa ;)

Pedro C. disse...

Ângelo:

É irrelevante. A energia vital do homem vem do Espírito e é infinita lol o homem fica cansado sempre que faz esforço físico ou mental, seja correr, fazer contas, escrever, desenhar, levantar pesos, nadar, etc. É entretenimento "espiritual", chamemos-lhe assim. Acredito que intensifique o orgasmo, mas nada mais. Evolução de consciência a sério tem a ver com escolhas difíceis na vida, passar por desafios, ser-se autêntico e selectivo, procurar ser melhor em tudo o que se faz, contemplar, etc.

Pedro C. disse...

Miguel:

Eu não sou rapaz... sou pute estúpide :D

Muito bem. De nada, foi uma honra. Próximo nível: deixar o Facebook! :D

Tiago Santos disse...

Olá Pedro,

Neste último sábado fui sair à noite sozinho e voltei a estar com outra rapariga. Ela era inglesa e era mesmo gira. Foi óptimo, correu tudo lindamente. No final da noite ela perguntou-me se eu queria o número dela e claro que eu disse que sim. Ela disse-me que só iria estar cá em Portugal durante mais uma semana.
Apesar de estar a tirar um curso intensivo, o meu inglês falado ainda não é dos melhores mas na discoteca deu para falar com ela.

Eu quero enviar-lhe uma mensagem para me voltar a encontrar com ela mas não sei que local hei-de sugerir. E se combinar algo com ela durante o dia não sei se conseguirei ter uma conversa decente pois de certeza que vão haver momentos em que eu não a vou entender ou que eu não me vou conseguir expressar (tal como às vezes acontece no curso), o que seria muito chato.
Por isso é que estava a pensar encontrar-me com ela numa discoteca mas tenho a noção que não é o melhor local.

O que achas que deva fazer Pedro? Eu também não sei bem o que ela quer. Ainda por cima ela pareceu-me ser uma rapariga decente visto que, antes de nos beijarmos, ela perguntou-me se eu estava solteiro.

Hoje não lhe disse nada mas amanhã, segunda-feira, tenho mesmo de lhe dizer alguma coisa.

ps: Quero agradecer-te pela ajuda que me tens dado. Tens sido fundamental na minha evolução com as mulheres. Muito obrigado.

Pedro C. disse...

Tiago Santos:

De nada, é uma honra. Muito bem! :) se ela está cá só de férias, e apenas mais uma semana, é porque só quer diversão. Ela queria saber se estavas solteiro para saber se era na boa estar contigo à vontade para curtir ;) não te ponhas com filosofias, convida-a mas é para ir beber algo à tarde e não percas tempo. A conversa é secundária, é a mulher que fala, não é o homem :p Precisas de falar muito pouco quando estás com uma mulher, e podes dizer-lhe logo ao início que o teu inglês não é dos melhores, assim ela perceberá o contexto da vossa interacção e facilita-te a vida. Eu duvido muito que o que ela quer é ouvir-te falar muito haha ela quer é curtir! E se a levares para casa ainda melhor ;) vai em frente e deixa acontecer.