AMOR

"Ensina só Amor, pois é isso que tu és"

segunda-feira, 4 de abril de 2016

“Quanto Menos Se Sabe, Mais Sabedoria Se Vai Ter"

“Quanto Menos Se Sabe, Mais Sabedoria Se Vai Ter"


Pergunta de leitor:

“Boas Pedro, tudo fixe? Há pouco tempo descobri que Albert Einstein proferiu a seguinte frase: "Quanto maior o conhecimento, menor o ego, quanto maior o ego, menor o conhecimento". Ou seja, para conseguirmos transcender o ego precisamos primeiro do conhecimento, tanto teórico como prático na área da vida que ele nos está a perturbar como por exemplo as mulheres mas também noutras áreas, por forma a desligarmo-nos das suas ilusões e termos sucesso, certo? Podes falar um pouco sobre esta frase? Obrigado e continuação do bom trabalho.”


Resposta, comentários:

Tudo fixe, obrigado.

Primeiro há que saber se ele disse isso exactamente assim. Desconfio que ele não o tenha dito, ou escrito, em português :D

Depois há que saber o contexto em que ele o disse. Ele estava a referir-se a quê, concretamente?

Seja como for, a forma como vejo a frase tal como a partilhaste é que sabedoria traz conhecimento, e é o Espírito que nos traz sabedoria. Logo, quanto mais Espírito em nós, nas nossas escolhas e intenções, na nossa essência, mais sabedoria teremos, logo mais conhecimento da realidade teremos.

Não é ao contrário, haha! Conhecimento, ou seja, a informação que lemos em livros, ou que ouvimos em áudios, DVDs ou palestras ao vivo, só por si não garante qualquer tipo de transformação, evolução ou transcendência do ego. O ego pega no conhecimento espiritual mais elevado e usa-o para fins e objectivos narcisistas :D não importa a quantidade de conhecimento que se adquire, o que importa é a sua aplicação no dia-a-dia. Só ler, lembrar-se do que se leu e conseguir falar sobre isso é quase o mesmo que zero :D e como já disse, o ego pega no melhor conhecimento e usa-o com motivações egocêntricas, sendo a principal a do orgulho de “eu sei”.

Então como se sai deste labirinto, se o conhecimento que nos pode ajudar é automaticamente usado pelo ego para haver ainda mais egocentrismo em nós…?

É simples: através de humildade.

A humildade de “só sei que nada sei”. O processo de evolução espiritual é na verdade um processo de desaprender, ou seja, de largar ideias falsas e ilusões. É um processo de libertar a mente do negativo e inexistente. É um processo de ligação no momento com a realidade, e não de nadar num oceano de informação, presos na ilusão. Uma coisa são áreas específicas da vida em que adquirir certo conhecimento linear de conteúdo, e aplicá-lo, vai-nos permitir ter melhores resultados e experiências nessa área da vida. Principalmente na profissional e a funcionar com máquinas e tecnologia, por exemplo. Mas em relação à alma, é precisamente o oposto. É usar cada vez menos a memória da mente, e ser cada vez mais contemplativo. Iremos sempre saber o que precisamos de saber, pois o Espírito apoia muito melhor e com muito mais poder a nossa sobrevivência e sucesso na vida. A arrogância do ego é um dos principais bloqueios à evolução das pessoas, pois o ego não só se julga sempre Iluminado, como secretamente acha que é Deus :D ora, num estado de arrogância em que se acha que já se sabe o que há a saber, nunca se irá procurar nenhum tipo de conhecimento para nada em termos de evolução de consciência.

Estás a baralhar níveis. Uma coisa é o mundo linear e técnico, no qual certa informação ajuda-nos automaticamente a conseguir fazer certas coisas, e a fazê-las melhor. Mesmo aí o conhecimento tem de ser seleccionado, pois nem todo o conhecimento vem de sabedoria, que vem de experiência real de vida, ou seja do Espírito. Outra coisa é transcender o ego. O ego é uma ilusão da mente, logo mais conhecimento só o vai alimentar. Depende então da nossa intenção ao adquirir o conhecimento espiritual que explica como transcender o ego. As palavras e citações podem orientar e inspirar, mas só por si não fazem nada. O ego pode-se convencer de que agora é especial pois sabe essas palavras e citações e sabe explicar o que leu (memória lógica), chama-se a isso de ego espiritual. É uma atitude do ego que vai buscar orgulho ao saber esses textos de sabedoria espiritual, mas o nível de consciência da pessoa continua a não ser íntegro, haha!

Concluindo, o conhecimento certo e seleccionado é sem dúvida uma boa orientação e inspiração, quando vem de sabedoria espiritual real. Depois depende da nossa intenção, que será sempre a errada neste contexto se não houver um certo nível sólido de humildade e coragem. Sem esse nível de humildade e coragem, vai-se sempre cair no erro de se achar que já se sabe algo da realidade espiritual sem se o ter experienciado, e fica-se num ciclo vicioso de masturbação mental e mera actividade, discussão e curiosidade intelectual. A saída do labirinto é a realidade, e a chave é a contemplação integrada na experiência de vida.

Obrigado pela tua pergunta.

Segue o que Amas,

Pedro C.

3 comentários:

Outlets e companhia disse...

Olá Pedro, como vais? Ontem assisti pela centésima vez o filme Feitiço do Tempo e antes de chegar ao Coolvibes havia lido uma avaliação de um budista em que ele comenta que o filme representa todos os estádios de evolução sobre o ego. É um filme maravilhoso e que você já o recomendou. Mas me parece que esse filme assim como outros são pistas que os iluminados nos dão, mapas, dicas, assim como aqui o Coolvibes. Afinal, para que alguém produziria um filme como Beleza Americana? São ótimos filmes e tudo o mais mas suas mensagens são impressionantes. Parece que um Pedro Constantino de Hollywood resolveu que iria fazer uma brincadeira falando mal do ego no seu próprio templo, hahahaha. Daí que poucos conseguem traduzir o que são esses filmes de verdade além da comédia que seria também a forma do espírito bem humorado nos ensinar. Há mais Pedros Constantinos por aí, espalhados e nos dando essas mensagens sobre como transcender? Acho que sim!!! :D
Abraços Pedro!
Att.
Ana

Pedro C. disse...

Vou bem Ana :D sim, felizmente vão aparecendo uns trabalhos artísticos inspirados no cinema. Não são para todos, são apenas para quem está pronto para receber a mensagem e energia que contêm.

Tiago Santos disse...

Pesquisando um pouco mais, descobri que ele não o disse propriamente, apenas escreveu que "ego = 1/knowledge". Ou seja, a frase que encontrei é apenas a lógica matemática da equação.
Mas obrigado pela tua resposta. Já acompanho o teu blog há 1 ano e do que até agora aprendi, já estava mais numa de orgulho em agora saber estas coisas do que propriamente aplicá-las no dia-a-dia. Vou ter mesmo de me tornar mais humilde nisto.