terça-feira, 1 de março de 2016

“Sobre as Amizades Falsas Entre Homens e Mulheres”

“Sobre as Amizades Falsas Entre Homens e Mulheres”


Pergunta de leitora:

“Excelente post Pedro! Então quer dizer que a amizade entre um homem e uma mulher só é possível se não haver atracção de nenhum dos lados? Conheço muitos amigos que têm mulheres como amigas durante muito tempo e nunca houve nada sexual entre eles. O que se passa? E se OS DOIS concordarem em serem apenas amigos?”


Resposta, comentários:

Obrigado. Concordar é uma coisa, realmente querer é outra ;) será que ambos apenas querem amizade? Ou será que um dos dois gostaria era mesmo de ter algo a nível amoroso e sexual? A amizade entre um homem e uma mulher é possível se houver compatibilidade pessoal entre eles.

Uma amizade verdadeira entre um homem e uma mulher só é possível se a intenção inicial for só de amizade (havendo ou não atracção).

Porque pode haver atracção mas a relação ser só de amizade. A amizade é falsa quando o homem ao conhecer a mulher tinha como intenção algo sexual, mas nunca o expressou por medo de ser rejeitado, não foi sincero, e porque não conseguiu nada disso ficou "amigo" na esperança de algo amoroso acontecer. Uma vez que nada de amoroso ou sexual aconteceu, a segunda melhor opção é ficar por perto da mulher na esperança que um dia algo aconteça, haha! Esse é o falso amigo: a intenção inicial e original nunca foi de amizade, mas sim sexual. A emoção que motivou o homem a estar com a mulher nunca foi de mera amizade, mas sim de atracção sexual (o que pode dar em namoro, mas nunca apenas em amizade). E isto pode ser consciente ou inconsciente para o homem.

É perfeitamente possível uma amizade verdadeira entre um homem e uma mulher havendo atracção, se ambos admitirem essa atracção, mas apesar de sentirem essa atracção preferirem ser só amigos. Claro que tudo isto só é possível com sinceridade logo desde o início.

Há muitas falsas amizades cuja intenção vem de se querer obter algo sexual, emocional, validação, orgulho, atenção, companhia, favores, ajuda, etc, e não de uma intenção alinhada com algo mais elevado e real como verdadeira compatibilidade e partilha do lado bonito e agradável da vida.

Há muitos homens que são "amigos" de mulheres, não porque tinham apenas essa intenção logo de início, mas porque não conseguiram nada sexual ou físico com elas. Ficaram-se pela segunda melhor opção dentro da sua fraqueza: a esperança de que um dia a mulher sinta o mesmo por eles e algo aconteça a esse nível.

Na cabeça deles chamam-lhe algo amoroso ou relacionado com namoro - mas atenção, o homem pode querer namorar e não apenas querer sexo, haha! o que eu quero dizer é que neste caso específico da falsa amizade, o homem não percebe que sem parte física ou sexual, sem atracção a esse nível, também não há namoro para ninguém. E porque ele nada consegue fazer nesse sentido pois é bloqueado por medo de ser rejeitado, também nada acontece, e o que fica é uma amizade falsa.

Então estes homens não avançam fisicamente quando era apropriado, a relação não se torna amorosa (namoro), não são sinceros com a mulher (escondem a atracção que sentem e a sua verdadeira intenção), e a ligação que têm com a mulher é apenas de convívio e conversa, na qual o homem tem a esperança que ela se apaixone e se atire a ele ou lhe revele os seus sentimentos amorosos, haha!

É um pouco óbvio e claro que nada disso é uma amizade pura, mas sim uma ligação estranha de sexualidade reprimida, em que o homem vive na imaginação e está a enganar a mulher. Enquanto o homem não for sincero com a mulher e lhe disser, "olha, eu queria ter algo físico contigo desde o início mas não tive coragem para te dizer, mas gosto de ser teu amigo e gosto das nossas saídas e conversas", a meu ver (posso estar errado) a amizade não é verdadeira pois aquilo que motiva o homem a estar com a mulher é na verdade outra coisa que está a ser escondida à mulher por ele.

Obrigado pela tua pergunta.

Segue o que Amas,

Pedro C.

Sem comentários: