quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

“Como Ir de Negativo a Contemplativo”

Como Ir de Negativo a Contemplativo”


Pergunta de leitor:

Pedro, uma pessoa negativa deve primeiro transformar seus pensamentos negativos em positivos, e só depois daí tentar silenciar a mente? Ou ela pode pular do negativismo para o estado de 'presença'? Obrigado.”


Resposta, comentários:

Dizem que não é possível saltar-se níveis de consciência, e a minha experiência tem-me confirmado isso.

Logo o processo mais natural será a pessoa primeiro tornar os seus pensamentos mais positivos e amorosos, e depois, quando a mentalidade for optimista e a pessoa viver com entusiasmo, a mente começa naturalmente a ficar mais calma e menos activa por si só, e é mais fácil começar a contemplar e experienciar esse estado de presença no momento, de total foco na realidade, em que a mente está silenciosa.

Enquanto a pessoa tiver pensamentos negativos, é muito difícil silenciar a mente pois há muito ruído do ego na mente a puxar a pessoa para baixo, e a distraí-la da realidade do momento presente. O salto para o Espírito é muito grande, digamos assim.

Não digo que seja impossível, mas o mais simples será primeiro ter-se pensamentos positivos e depois então começar-se a contemplar a realidade para a mente se silenciar, o que em si é um processo longo, progressivo e de várias fases.

E nada, nada fácil :)

Portanto cada coisa a seu tempo. Vamos começar por tornar-se mais positivo. Um exercício que me ajudou no passado foi pegar em 10 aspectos negativos sobre mim e a minha vida, ou seja, 10 pensamentos negativos que eu tinha sobre mim e a minha vida, escrevê-los, e depois pegar neles e torná-los positivos. Por exemplo, eu pensava algo negativo do género: “Eu sinto-me frustrado e em baixo porque não consigo ter namorada”. Esse pensamento passo a positivo assim: “Eu sinto-me confiante e entusiasmado pois sei que consigo ter namorada e que fazendo o esforço e pondo-me a mexer é apenas uma questão de tempo até encontrar a próxima”. Algo mais simples seria, “Eu sou uma pessoa negativa”, passa para “Eu sou uma pessoa positiva!”. Não importa se a frase positiva é verdade ou mentira, pois a intenção aqui não é enganar os outros, haha! É apenas um exercício para a mente se habituar a desvalorizar os pensamentos negativos e a conseguir prestar mais atenção ao positivo.

Depois dessas 10 frases de negativo para positivo, escreve 20 coisas pelas quais te sentes grato na tua vida. 10 coisas positivas, que sejam verdade, sobre ti e a tua vida, e pelas quais te sentes grato. Qualidades, coisas que tens, coisas que fazes, coisas que gostas, etc. Podem ser das coisas mais simples, como por exemplo, “Eu sei escrever”, a outras coisas que possas achar mais importantes, como por exemplo, “Eu tenho saúde”, ou, “Eu tenho bons amigos”, ou “Eu tenho sempre comida na mesa”.

Quem diz 10 coisas diz 20 coisas. Não te limites! Quantas mais escreveres, mais esse esforço te vai ajudar a focar no positivo da tua vida, e melhor te irás sentir. Estes 2 exercícios são simples, e o seu efeito experiencia-se apenas a longo prazo, com a repetição regular dos mesmos. E um dia, quando deres por ti, vais espontâneamente pensar positivo, focar-te no positivo real em ti e na tua vida, e viver com gratidão. E é a partir daí que o extraordinário da vida é possível e se começa a manifestar.

Obrigado pela tua pergunta.

Download grátis do ebook do Cool Vibes, de 2008, Mindset Challenge (Como Desenvolver Uma Mentalidade Mais Positiva). Clica em Mindset Challenge

Segue o que Amas,

Pedro C.

Sem comentários: