AMOR

"Ensina só Amor, pois é isso que tu és"

sábado, 22 de março de 2014

"Como é Possível Manter "Cool Vibes", Quando Se Lida de Perto Com Sofrimento, Perdas e Morte"

"Como é Possível Manter Cool Vibes, Quando Se Lida de Perto Com Sofrimento, Perdas e Morte"



Pergunta de leitora:


"Boa noite. Antes de mais parabéns pelo blog!

Não sei se o que vou escrever está de acordo com este post, mas "ser feliz em 2014" e "desenvolvimento pessoal", estão em concordância com o que queria perguntar. Confesso que não venho há algum tempo a este blog, mas hoje lembrei-me de o fazer e de partilhar/questionar algo que penso ainda não ter sido abordado.

Estou a trabalhar numa Unidade de Cuidados Paliativos, sem dúvida é algo que mudou a minha vida e as minhas rotinas, em tudo que há de positivo e negativo. O que queria perguntar é como é possível manter "cool vibes", quando se lida de perto com sofrimento, perdas e morte. Ser humano também é ter sentimentos, emoções, coração, solidariedade e estas pessoas precisam de amor e dos melhores sentimentos que se consiga dar, mas muitas vezes é tão difícil depois vê-las partir. Bom o tema que proponho abordar é este. 

Beijinhos"




Resposta, comentários:


Olá e obrigado pela visita! :)

É tudo uma questão de percepção, e a nossa percepção da Realidade depende do nosso nível de consciência actual (NdC). Provavelmente para ti, no NdC em que te encontras actualmente, é-te impossível manter "cool vibes", ou seja sentir-te num estado positivo de consciência, quando tens de lidar com sofrimento, perdas e morte. Mas a longo prazo é possível, se fizeres trabalho espiritual verdadeiro, subirás de nível de consciência e passarás a ver esse sofrimento, perda e morte de outra forma, e a ter então o poder para realmente ajudares essas pessoas, não apenas físicamente, mas também em termos de consciência e essência. Pois nós só ensinamos e ajudamos aquilo que somos, e se o que somos é uma percepção negativa da Realidade, é só isso que temos para ensinar e ajudar, logo nada podemos fazer para aliviar o sofrimento da alma dos outros.

Seja como for, a tua dedicação é nobre. Não te torna especial nem superior, mas dá-te a oportunidade de, de alguma forma, aliviares sofrimento aos outros, neste caso pelo menos físicamente. Neste momento da tua vida podes pensar que se calhar é a melhor coisa do mundo e o irás fazer para sempre, e se calhar vais, mas não ignores o potencial de no futuro veres os cuidados paliativos de outra forma e de os deixares. No fundo é apenas mais uma estação no teu caminho, e terás de a deixar mais cedo ou mais tarde para passares para a próxima e evoluíres. Se calhar está a começar a incomodar-te demasiado o que lá sentes, senão não terias enviado o comentário em busca de uma solução para te sentires melhor no meio do que lá acontece (sofrimento, perda e morte). Podes estar agora a descobrir que não tens ainda o que é necessário para desempenhar essa função o melhor possível. Está-te a incomodar emocionalmente e estás a começar a sofrer com isso. A curto prazo não há nada que possas fazer, e eu não sei se deves ou não continuar. A escolha é tua e és tu quem tem de descobrir isso. O que eu sei é que o nosso caminho de evolução é feito de fases, e numa fase adoramos algo e não queremos mais nada e temos todo o tipo de justificações positivas para continuarmos a fazer esse algo... mas noutra fase quando se dá de facto evolução, aquilo que antes adorávamos perde a sua magia e uma nova fase começa, na qual nos dedicamos com todo o entusiasmo a algo novo e diferente, e válido. Mais curioso ainda é quando num NdC mais à frente voltamos a fazer aquela primeira coisa que fazíamos e da qual parecia que nos tínhamos fartado.

O que quero dizer com isto é que o caminho de evolução é feito de fases e ciclos, e largar uma actividade, por muito nobre e bonita que nos pareça, não é errado quando a intenção é experienciarmos novas coisas e evoluirmos, pois sem experiência não há evolução. A vida não é apenas uma actividade, e neste mundo tudo pode ser aproveitado pelo Espírito para nos ajudar a ser íntegros e a subir de NdC. Até aquilo que menos nos parece ter a ver com evolução... :)

Coloco esta hipótese pois parece que os cuidados paliativos te estão a começar a fazer sofrer, e isso pode ser ou um sinal de que a longo prazo não é ao que te deves dedicar, ou que está na altura de um intervalo e de experienciares outros aspectos da vida que contribuam para a tua evolução, e quem sabe um dia voltas aos cuidados paliativos, com mais sabedoria e poder para ajudar ainda melhor quem precisa.

"Ser humano também é ter sentimentos, emoções, coração, solidariedade e estas pessoas precisam de amor e dos melhores sentimentos que se consiga dar"

É engraçado como o ego adora defender com todas as suas armas lógicas e sentimentais a inexistência do Espírito, "segue-me só a miiiiiiiiiiiim!" lol

Ser humano também é sentir todo o tipo de emoções positivas e boas! Coragem, confiança, optimismo, entusiasmo, tranquilidade, gratidão, humildade, alegria, etc, mesmo perante sofrimento, perda e morte :) e quanto mais alguém estiver a sofrer, mais elevada e bonita tem de ser a nossa emoção ou estado de consciência. Porquê? Porque é assim que a vamos ajudar a sentir-se melhor.

De que vale ficarmos tristes perante a pessoa doente e triste? Qual é a ajuda e contribuição? Estamos a perpetuar o seu sofrimento de tristeza. Não vamos forçá-la a sentir-se alegre, isso seria absurdo, mas mantemos o nosso estado de optimismo e tranquilidade, e isso vai ajudar a aliviar um pouco a sua dor emocional. Só conseguimos dar aquilo que temos, e se o que temos é tristeza, frustração, raiva e medo, então é isso que vamos dar, mesmo que a nossa conversa seja positiva em termos de conteúdo.

Nós não mantemos nada... ou o Somos ou não o Somos. Se temos determinado NdC então a nossa percepção perante certos aspectos da vida será sempre a mesma, pois depende apenas do nosso NdC e não das circunstâncias que nos rodeiam (tradução: o mítico exterior e os outros lol).

O passo que quase ninguém quer dar é o de largar os sentimentalismos e emocionalismos do ego, quando estes são precisamente a fonte de todo o sofrimento lol esses "ismos" vêm de percepções erradas da Realidade, não são a Realidade. Logo se não são Verdade, para quê os alimentar e defender? É deixá-los cair e desaparecer pois só assim aliviamos o nosso sofrimento e depois o dos outros.

Em relação ao sofrimento, perdas e morte... nenhum dos 3 é real lol parecem reais, são muito convincentes graças aos mecanismos do ego, mas na Realidade não existem. São ilusões enganadoras e "reais" até certo NdC, mas para quem já espreitou e Viu acima do "nível da água" da Integridade, percebe que são breves fantasias no sonho da vida.

Sofrimento? É sempre de lamentar, mas a verdade por detrás deste desfaz bastante o potencial de se sofrer com o sofrimento dos outros. Sofrimento é uma questão de NdC, e NdC é uma questão de escolha livre. Quanto mais a pessoa escolhe se agarrar ao ego e ao seu narcisismo (seja por tristeza ou orgulho, ou outro estado qualquer negativo), mais vai sofrer. Logo é uma escolha livre. Por outro lado há o karma. Estamos cá todos a "pagar" karma negativo, cada um à sua maneira, dependendo das escolhas do passado (vidas passadas principalmente). Lamenta-se sempre o sofrimento, mas não é preciso sofrer-mos porque os outros sofrem lol há um estado de compaixão e neutralidade adequado, e há a percepção de que sofrimento faz parte do caminho de evolução, e sem ele ninguém teria a oportunidade de querer sair do buraco em que o ego as colocou e quer manter. Sofrer faz-nos ficar saturados de uma situação de vida e deixa-nos dispostos a largar e fazer tudo o que for preciso para mudarmos e alcançarmos um estado de felicidade que nos satisfaça.

Perda e Morte? São truques de ilusionismo no qual o nosso ego animal acredita sempre lol Morte não existe... nós simplesmente saímos do corpo como alma para uma dimensão imaterial, e na maior parte dos casos regressamos logo a seguir num novo corpo acabado de nascer. É quase espontâneo pois o tempo é uma ilusão construída pela mente. Quem "morre" não acaba, transforma-se. A pessoa não é o corpo que fica sem vida... é a alma que dá vida ao corpo. E para quê continuar num corpo que só traz sofrimento...? O ego vive numa dimensão material e física de aparências e percepciona erradamente que as pessoas são o corpo lol e é impossível sair dessa mentalidade se nunca se experienciar a Verdade pelo menos uma vez. Mas com trabalho Espiritual verdadeiro, com muita Contemplação, é possível ver-se isso e ver-se livre do sofrimento da ilusão que nos faz acreditar na morte. Assim sendo não é possível experienciar-se perda. Neste sonho da vida tudo nos é emprestado, nunca nada é nosso, tudo é temporário e temos de viver confortáveis com isso. Tudo se transforma, nada se perde na Verdade, apesar de o ego achar que sim :)

Portanto essas pessoas que sofrem e "morrem" na Verdade estão bem mas não o sabem. O Espírito, que é o que elas são, nunca sofre, e elas apenas deixam o corpo, não deixam de existir. A sua situação e o que lhes acontece faz parte de um plano maior de evolução em que gradualmente tudo vai ficando melhor, só que tem fases piores, mas que fazem sempre parte do caminho para algo melhor livre de sofrimento. A responsabilidade pela felicidade e sofrimento é de cada um, depende de escolhas, dedicação e esforço.

Isto não quer dizer que desprezemos essas pessoas e que não as ajudemos a sentirem-se um pouco melhor, seja apenas físicamente, seja também emocionalmente, etc. Se fazemos algum trabalho que envolva ajudar os outros, isso depende do nosso caminho pessoal de evolução, não é certo nem errado, não é obrigatório nem proibido. O que eu quero dizer é que ao ajudar-mos essas pessoas não precisamos de sofrer com elas. Não há mérito nenhum nisso, nem utilidade nenhuma nisso para as ajudar. No fundo está sempre tudo bem independentemente do que o teatro ilusório da vida nos traga, pois o que realmente somos não depende deste mundo e está sempre a salvo. E é a liberdade desse sofrimento perceptual e essa Visão através da ilusão que nos permitem realmente ajudar os outros.

Eu passei por uma fase na minha vida em que vivi alguns anos num ambiente semelhante a esse, na minha família. Adormecia e acordava nesse ambiente negativo de doença e sofrimento todos os dias (e depois morte), tendo de lidar com ele, participar nele e ajudar. A minha única solução era mais do que nunca aplicar os princípios espirituais e deixar-me de perdas de tempo e brincadeiras do ego. Os luxos desnecessários dos emocionalismos negativos do ego tiveram de ser largados rapidamente e profundamente como nunca antes, e isso permitiu que eu vivesse durante esses 2 ou 3 anos num estado de consciência positivo e bastante agradável, apesar das circunstâncias exteriores diárias que me rodeavam. Durante esse período continuei a ser o mesmo Pedro, e eventualmente subi de nível de consciência mais um pouco. Continuei dedicado ao que me entusiasma na vida, continuei a escrever no Cool Vibes, foi um dos melhores períodos em termos criativos para mim, fiz novas amizades, tive namoradas e aventuras sociais, a minha vida social continuou estimulante com vários picos de quase magia, etc. Senti o que havia para sentir, pois sou humano, mas de forma breve e sem desestabilizar o meu nível de felicidade e estilo de vida. Portanto eu sei por experiência que tudo isto é Real e possível e apenas uma escolha. Exige esforço e entrega, e sacrifício na percepção do ego, pois este acha que está a perder algo quando na Verdade estamos a ganhar algo Bom para além da nossa imaginação. 

Numa fase em que a pessoa comum ficaria deprimida, revoltada, negligenciaria o que tinha de bom e bonito na vida perdendo-o, perdia-se em vícios, fugia, e provavelmente suicidava-se, etc, eu evoluí, subi de nível de consciência e experienciei alegrias e milagres, tudo graças a uma dedicação espiritual verdadeira que me permitiu ajudar o melhor possível e no final abençoou-me com um sentimento de dever cumprido.

Obrigado pela tua pergunta.


19 comentários:

Telmo Monteiro disse...

Pedro, podias abordar o tema da violência? Como lidar com pessoas violentas, que são mal educadas, acham que podem mandar em tudo e todos, ameaçam etc.

No meu caso tenho um colega de turma que encaixa nesse perfil, e com a minha raiva fica difícil de perceber o que é certo fazer quando por exemplo ele tenta fazer dos outros submissos, ou simplesmente fala de forma rude.

Pedro C. disse...

Telmo Monteiro: "Como lidar com pessoas violentas, que são mal educadas, acham que podem mandar em tudo e todos, ameaçam, etc."

Selecção consciente, ou seja, evita-o. Se é colega de turma não tens de estar com ele nos intervalos, hora de almoço nem depois das aulas. Os não-íntegros não se combatem nem mudam, evitam-se, e enquanto fazes isso aproximas-te do que te interessa. A tua emoção de raiva tem de ser transcendida pois não importa, é apenas a percepção do teu ego.

Repara, o tubarão morde e mata pessoas. Não é preciso, nem faz sentido, odiar-mos o tubarão por causa disso. Por outro lado o tubarão nunca será um golfinho, não há como o mudar com discursos, ameaças ou violência. Lá porque o tubarão morde e mata pessoas não vamos vestir uns speedos, meter faca do mato na boca e mergulhar à caça deles todos para os eliminar pois são "maus" lol

Identificamos a essência do que existe, e se não for benigna simplesmente evitamos "mergulhar onde há tubarões". Essa é a atitude inteligente e íntegra.

"ele tenta fazer dos outros submissos, ou simplesmente fala de forma rude." pois é esse o nível de consciência actual dele, é essa a sua fase de evolução e ele está ser vítima do ego... e tal como tu está na escola do sonho da vida a aprender até ficar Iluminado. É desagradável, logo evitas-o, mas é inconsciente e automático e está no mesmo caminho e contexto de evolução que tu, logo não faz sentido odiá-lo mas sim contemplá-lo com compaixão pela sua limitação animal/ego. E depois só é possível fazer dos outros submissos e falar de forma rude com quem tem uma essência que o permite, logo ele não é um super-vilão num mundo perfeito de anjos, mas sim uma pessoa limitada em interacção com outras pessoas igualmente limitadas. Não há vítimas nem atacantes, apenas diferentes essências de ego e karma negativo a "pagar" e a desfazer através de escolhas íntegras.

Telmo Monteiro disse...

Obrigado Pedro, bem haja

Gabriel Amara disse...

Pedro, devemos aceitar, sem reserva, que a nossa namorada leve com ela a amiga que, sem sequer, conhecemos para uma das nossas saídas? Ou isso poderá significar o fim da nossa relação, se a amiga não se simpatizar com a nossa cara?

nelson goncalves disse...

Olá acabei de ler a resposta que deste a pergunta do Telmo infelizmente pessoas assim encontram-se em todo lado isso é só orgulho gostam de ser o centro das atenções ,sobrevalorização agora depende do contexto da situação.
Quando começaste esta caminhada da evolução alguns abordaram-te com violência?

Romario Belarmino disse...

Pedro, porque é que algumas raparigas sentem-se, logo, atraídas por homens que estão acompanhadas por mulheres bonitas? Ou seja, já aconteceu comigo numa discoteca em que fui convidar a mulher para dançar e ela não aceitou, mas quando ela me viu a dançar com uma mulher muito mais bonita do que ela, não pensou duas vezes e, quase, foi ela a convidar-me para dançar. Será porque as mulheres gostam de competir entre elas? Gostaria de ouvir a tua opinião.

Romario Belarmino disse...

Pedro, quando a mulher, durante uma interação connosco, faz-nos perguntas do tipo: "Você tem mulher?" Você tem filhos?" "Que idade você tem?", é sinal de que ela está interessada em nós, ou trata-se de uma simples curiosidade feminina?

oestrategista disse...

Olá Pedro!

Como vai ? Sem tempo ?


Pedro, minha namorada é viciada em sexo, e isso às vezes chega a me incomodar porque quase a todo momento ela quer fazer e às vezes eu não posso.

O que há por trás do vício em sexo ?

Li uma vez que quem tem esse vício, tem necessidade de energia e não do sexo em si.

Como posso conversar com ela sobre isso ?

Um grande abraço

oestrategista disse...

Olá Pedro!

Pedro conversando com minha namorada, ela contou-me que no passado, se relacionou sexualmente com um homem que tinha namorada.

Ela na época era solteira, mas o homem não.

Você acha que isto foi só um erro da parte dela, ou revela uma profunda falta de consideração pelos outros (narcisismo), neste caso, a namorada do rapaz com que ela se envolveu foi ferida, mesmo sem saber.

Ou nós não podemos julgar as pessoas pelos erros que cometem (ainda mais no passado) afinal todos nós cometemos erros.

Ou devo deixá-la para sempre ?

Um grande abraço

Orion disse...

Pedro, estou fazendo um dos exercícios, não sei se pode dizer assim, mas na parte da internet, quando uma mulher não nos responde, estou fazendo isso agora e uma me respondeu :

"e vc sabe se eu tenho tempo para isso ?"

No momento até me afetei um pouco, mas depois dei risada, e lembrei do que vc disse no audio uma das respostas que recebeu:

" Primeiro eu respondo quando eu quiser"

e vc riu e comentou, está tudo dito sobre ti. percebi que não tinha porque me afetar.

Comentei com um amigo que também começou a ouvir os seus audios, e ele disse para mim o seguinte.

Não tem sentido mandar essa mensagem, já que nunca mais vou ver a garota. e tambem ele disse que fazer no nível que vc está é uma coisa, porque no caso dele ele so responderia se fosse para revidar, até tentei explicar da intenção de expressar a verdade, mas ele ainda acha que não tem o porque fazer isso.

O que vc pode me dizer a respeito disso?

Em parte ele tem razão, mas responder a uma garota que nos ignora na internet é mais uma forma de treino, ou algo mais ?

obrigado.

Ângelo Leite disse...

Olá Pedro,

Estou solteiro á um bom tempo
(por volta de 1 ano, se fosse 1 ano e 1 dia seria bem pior não é? :D )

Eu tenho andando no facebook a tentar encontrar raparigas:
Mais ou menos da minha idade
Que não tenham aquele estilo que agora existe muito que se chama: Swag, lol.

Eu já passei por muitos perfis e é realmente dificil encontrar alguém que seja da minha zona, sem swag, por quem eu me sinta atraido e que seja minimamente integra/agradável/humilde.

Uma vez tinhas-me dito para procurar em páginas, um tipo de página que existe é onde só se pode seguir e não fazer pedido de amizade(basicamente são páginas que eu acho que é para se ter muitos seguidores, likes, etc, não me parece que essas páginas sejam a melhor solução lol :D)de resto já procurei em páginas relacionadas com a minha localidade e nas sugestões que aparecem de lado.

Gostaria de ouvir a tua opinião num comentário ou post sobre isto e sobre conhecer raparigas no facebook(especialmente como encontra-las, sim eu estou á espera da poção mágica em que elas aparecem logo todas de uma vez, em vez de ser 1 em cada 500 perfis que vejo haha :D)

Obrigado
Abraço

Pedro C. disse...

Gabriel Amara: "devemos aceitar, sem reserva, que a nossa namorada leve com ela a amiga"?

Calma, não significa o apocalipse amoroso lol se pretendias uma saída só a dois, e a presença surpresa da amiga acabou por incomodar de alguma forma, então é isso que tens de dizer à tua namorada. Sê sincero e fala com ela, diz-lhe que não gostaste lá muito da presença surpresa da amiga e que gostarias de que quando fossem sair fossem só os dois, e que ela antes de levar alguém te perguntasse se não te importarias.

Pedro C. disse...

Romario Belarmino: "quando a mulher, durante uma interação connosco, faz-nos perguntas do tipo: "Você tem mulher?" Você tem filhos?" "Que idade você tem?"

Não quer dizer nada, responde directamente às perguntas. Sê íntegro e não te ponhas com jogos de pseudo-detective. Simplesmente responde às perguntas de forma clara, simples e directa, não penses em segundos significados e avança quando é suposto. Ao avançares vais descobrir se a mulher está interessada ou não.

Pedro C. disse...

OEstrategista: "O que há por trás do vício em sexo ?"

Os vícios são compensações e alívios. Há um sofrimento constante e o pico de prazer torna-se no melhor que a pessoa experiencia na vida. Seja qual for o vício, a mente/ego acredita que sem esse pico ou máximo de prazer não consegue viver ou sobreviver, e então o sexo, álcool, videojogos ou drogas tornam-se tão importantes como a própria vida, que sem os quais, não é possível na percepção distorcida do viciado.

Em relação à tua situação, falas com sinceridade e compaixão. Explica que apesar de gostares dela nem sempre podes ou te apetece fazer sexo, e deixa bem claro que nada tem a ver com não gostares dela ou gostares menos dela, mas sim que é por causa do teu estilo de vida e características físicas.

Pedro C. disse...

OEstrategista: "conversando com minha namorada, ela contou-me que no passado, se relacionou sexualmente com um homem que tinha namorada. "

Praticamente todos os erros vêm de narcisismo, da percepção limitada e distorcida do ego lol

Se quando ela se envolveu sexualmente com esse homem sabia que ele tinha namorada, então foi uma escolha narcisista, não-íntegra, e livremente decidiu desrespeitar a namorada desse homem. O que não é bom sinal... de qualquer forma ela pode ter mudado e é o que ela é agora que importa.

E é o que ela é agora que vai definir a escolha de continuares a namorar com ela ou de a deixares.

Pedro C. disse...

Orion: "responder a uma garota que nos ignora na internet é mais uma forma de treino, ou algo mais ?"

Se faz sentido ou não enviar a mensagem isso depende apenas da tua intenção. Queres mandar vir com a rapariga? Queres evoluir como ser humano? Queres tentar mudar a situação e manipulá-la de forma a que ela te responda e aconteça o que desejas?

Cuidado pois a resposta que eu obtive é diferente em essência da que obtiveste, logo a tua resposta teria de ser diferente da minha. No meu caso foi uma expressão de arrogância, no teu a mulher pode de facto simplesmente não ter tempo para andar a trocar mensagens online, e a resposta teria de ser outra.

"até tentei explicar da intenção de expressar a verdade, mas ele ainda acha que não tem o porque fazer isso."

hahaha claro! Porque expressar a verdade é o fim do ego, logo nenhum ego nunca achará que é boa ideia expressar a Verdade lol no teu caso expressares a Verdade era dizeres à mulher como te sentiste ao ler a mensagem dela: "No momento até me afetei um pouco". Podias ter-lhe respondido algo do género: "A tua resposta não foi lá muito bonita, não me fez sentir bem e até me sinto um pouco desrespeitado".

Vai na cantiga do ego de nunca expressar a Verdade e depois admira-te porque a vida é só dificuldades, infelicidade e frustração lol



Orion disse...

Então isso quer dizer que aquela sua resposta no momento de expressar a verdade em dizer que era má educação da parte dela não seria o mais apropriado ?

Pois tenho mandado respostas parecidas, tentando pegar o que realmente seria o caso da situação, em que ela lê a mensagem e não responde, apesar de saber que ela tem entrado, no caso da parte dela por estar num site de relacionamento e ignorar as pessoas, seria má educação e egoismo, e expresso isso, desejo tudo de bom pra ela e me despeço.

Não seria uma das formas de se expressar ou deveira ser feito de modo mais sútil ?

obrigado

Pedro C. disse...

Orion: "aquela sua resposta no momento de expressar a verdade em dizer que era má educação da parte dela não seria o mais apropriado?"

Na situação específica de que falaste pareceu-me excessivo, pois poderia não ser o caso de uma atitude de narcisismo e má educação. Depende sempre do caso, de caso para caso. Haverá uma fase em que irás sempre chamá-las à atenção, e depois aprendes a lição e deixas de o fazer, pois uma vez que já a aprendeste é preferível não perder tempo com mensagens desnecessárias.

Eu hoje diria a todas que não respondem, num copy/paste épico e inédito:

"Olá! Enviei-te uma mensagem à dias e das três, uma: Ou és demasiado narcisista para seres bem educada e responderes pelo menos um "Obrigado mas não estou interessada"; ou estás tão farta de mensagens parvas de homens que já nem tens paciência para as ler ou responder pois acreditas ser uma perda de tempo; ou então simplesmente ainda não tiveste tempo para me responder. Seja como for eu aprecio pessoas que apesar de tudo se esforçam por ser bem educadas e fazem um esforço por responder. Desejo-te o melhor."

Orion disse...

Parecia ser a mesma situação , então mandei da forma como vc tinha falado, porém talvez não seja o mais apropriado no momento, pela internet ultimamente não está dando para conhecer ninguém.

obrigado