terça-feira, 14 de janeiro de 2014

“Como Se Sentir Confortável e Confiante Com As Mulheres”


Pergunta de leitor:
Nota: corrigi vários erros ortográficos no texto abaixo para que pudesse ser mais facilmente compreendido.

“Obrigado por mais um post fantástico. É bom ler e contemplar a forma como escreves e deixas as coisas tão belas e bonitas. Isso fez-me ganhar mais consciência do que me rodeia. O nosso amigo ego está sempre à espreita.  
Tu falas que quando estamos num certo nível de consciência estamos a ser a testemunha. Ultimamente tenho me sentido como essa testemunha.
Tenho-me apercebido que em conversas minhas com mulheres o meu "amigo" está ali ao lado a tentar controlar a situação ou o momento. Faço um esforço para voltar à contemplação e daí surgem sentimentos de angústia, frustração. Eu não devia ter dito aquilo, eu disse aquilo - Eu fiz um elogio - espectacular. (Parece que está sempre ali uma voz ao nosso lado.)

Ainda me sinto desconfortável quando estou junto a uma mulher em silêncio. Aquilo ainda parece a guerra das estrelas :D Às vezes vou à casa de banho para ver se aquilo passa, outras vezes fico com vontade de dizer algo e não digo. Ultimamente as mulheres têm-me desafiado mais a sair da minha zona de conforto.  Às vezes nem esperava certos convites da parte delas.
É desconfortável. Mas sinto que quando estamos vulneráveis, quando estamos perto delas para dar ou experienciar algo de positivo, são elas que se aproximam. Mas o nosso amigo depois quer abrir a porta e juntar-se à festa. É nesse momento que fico desconfortável, começo a sentir ódio de mim mesmo. A alegria com que estava no princípio da interacção começa a descair e só me apetece ir embora do sítio onde estou. Presumo que me vais dizer que o estado da minha consciência é baixo? Mas por vezes sinto lampejo de luz e está tudo às mil maravilhas.  

Isto é uma novela engraçada. Às vezes riu-me de mim próprio e da situação mas de outras parece que estou num buraco sem fundo. Pedro gostava da tua análise a esta novela apocalíptica lol gostava que me orientasses neste caminho que eu quero percorrer. Abraço”


Resposta, comentários:

Obrigado eu por teres investido o teu tempo para ler o post.

Apesar de estares a começar a te aperceber de certos aspectos do ego/mente, o que descreves não é o estado da testemunha. No estado da testemunha são se sente a angústia e frustração que sentes, nem se tem os problemas que descreves. Estás a começar a ganhar consciência de como o ego/mente sabota as tuas interacções e experiências com as mulheres e isso é óptimo, sente-te grato por isso pois sem isso, sem consciência das limitações estas controlam-nos, prejudicam-nos e sabotam-nos constantemente, impedindo-nos de experienciar o que a vida tem de melhor, e de estar à altura do que a vida tem de pior.

“Faço um esforço para voltar à contemplação e daí surgem sentimentos de angústia, frustração.”

Parece-me que não estás a contemplar devidamente, mas sim a julgar algo em ti. Quando contemplamos estamos apenas a “observar” a Realidade interior (emoções, pensamentos) e exterior (pessoas, situações, contexto) a acontecer, sem resistir a nada. Parece-me que estás a julgar e a odiar o facto de o ego/mente comentar as tuas interacções. Não é assim que te vais sentir confortável com as mulheres. Aliás, isso nem sequer existe. De uma percepção mais elevada, as mulheres não existem. Não existem como ser individual que está à nossa frente num corpo que fala e se mexe. Isto significa que não é possível sentires-te desconfortável, nem confortável, com as mulheres =) não é maravilhoso?

Então de onde vêm essas emoções desagradáveis quando estamos com as mulheres?

Quando te aproximas de uma mulher, estás na verdade a aproximar-te de ti próprio. Isto quer dizer que, dentro de um nível de percepção normal humano em que ganhas consciência da mulher, sentes atracção. Então aquilo com que te sentes desconfortável não é com a mulher em si, mas com a atracção que sentes por ela. O Silêncio amplifica a tua sensibilidade a essa atracção, daí sentires-te numa “Guerra das Estrelas” quando estás com uma mulher em silêncio. Eu calculo que esse silêncio seja apenas exterior, pois se fosse interior (Silêncio com “S” grande), só experienciarias Amor, o que é tudo menos desagradável e traz verdadeira confiança (pois não depende de circunstâncias ou confirmações exteriores).

Então como te podes sentir confortável e confiante com as mulheres?

Primeiro tens de deixar de avaliar a tua performance em directo tipo comentador de jogo de futebol. Foca-te apenas em desfrutar a mulher, a sua beleza e o momento com ela. Em vez de te perguntares “como me estou a safar?”, pergunta-te antes “como a posso servir?”. Ou mais simples “como posso tornar esta saída mais divertida para ambos?”. E quando te apanhares a avaliar a tua performance, em vez de odiares isso em ti, aceita-o. Não o vejas como mau, mas apenas como uma limitação normal humana. É o ego/mente a fazer disparates outra vez, como um gato que se mete dentro de um jarro e que tem dificuldades em sair de lá depois =) tens de ter uma visão mais benigna do teu lado humano, uma visão de compaixão para contigo e as tuas limitações. O passo seguinte é confessares à mulher que estás ali todo preocupado ou pensativo em relação a como te estás a portar perante ela. Porque a achas bonita e já tiveste entretanto 3 curto-circuitos, e um deles apagou-te a memória de onde vives =D a voz está ali sempre ao nosso lado quando nós a alimentamos. Não alimentes aquilo que não queres que cresça.

“Ainda me sinto desconfortável quando estou junto a uma mulher em silêncio.”

O silêncio em si não é desconfortável, é a tua percepção do silêncio, que vem do teu nível de consciência predominante, que te faz sentir desconfortável quando estás em silêncio com uma mulher. E há outra coisa, nem sempre é apropriado num interacção em contexto social estar em silêncio. Uma ou outra vez tudo bem, mas numa interacção com uma mulher só deves estar em silêncio a contemplá-la quando ela está a falar. Se ela estiver calada não estejas sempre em silêncio a olhar para ela… faz isso poucas vezes. E se o silêncio não for interior também, e não estiveres consciente dela e do que vos rodeia (visão periférica), esse “silêncio” de que falas não é o de que eu falo, e não é apropriado, pois vem de um esforço do ego, e não de um estado do Espírito, digamos assim. Uma coisa é estares presente no momento por Amor ao momento, outra coisa é simplesmente calares-te e olhares para a mulher na esperança que algo mágico que desejas aconteça.

“Às vezes vou à casa de banho para ver se aquilo passa, outras vezes fico com vontade de dizer algo e não digo.”

Fugir?! Lol não não não. Isso acabou-se caro amigo! =) vais ter de desenvolver a disciplina de enfrentar o desconforto perante a mulher, é assim que vais ganhar confiança e transcender o problema. Nada de fugir para a cada de banho, e começa a dizer aquilo que tens vontade de dizer. Chama-se a isso sinceridade. Se estás com uma mulher é essencial que o mais breve possível lhe reveles a tua intenção. Isto significa dizer-lhe que a achas bonita e/ou que te sentes atraído por ela. Qualquer mulher normal vai perceber que não estás apenas interessado em ser “amigo babysitter”, mas sim em namorar com ela. Depois basta fazeres as pequenas escolhas que levarão a vossa ligação para a frente nessa direcção, e cabe a ela se estiver interessada no mesmo deixar as coisas fluir e evoluir, aceitando os convites, o beijo, etc. Quando estiveres confortável com a atracção que sentes por uma mulher, estarás confortável e confiante com essa mulher, na sua presença, em silêncio e tudo.

“Às vezes nem esperava certos convites da parte delas. É desconfortável.”

Óptimo, isso significa que és humano. E as mulheres têm relações com homens da raça humana, portanto estás no bom caminho =) é normal isso trazer um certo desconforto pois és apanhado de surpresa. Se não trouxesse nenhum desconforto serias um psicopata lol isso sim, é mau =) o que tens a fazer quando isso acontece é revelares à mulher que ela te deixou sem jeito pois apanhou-te de surpresa, mas que gostaste da surpresa. Vais ver a diferença. Essa confissão vai libertar energia que vai logo energizar a vossa interacção. Até te esqueces de avaliar a tua performance! “Ok isto que eu disse faz-me ganhar 10,2 pontos ou 10,4 pontos?!” =D

Se o amigo quer abrir a porta e juntar-se à festa paga-lhe um copo e diz-lhe, “não sossinho, volta para a casota!” lol tens de tratar o ego como um animal de estimação que amas, mas que não podes deixar fazer disparates. Inventa um nome engraçado para ele, e quando deres por ele nas avaliações matemáticas ou ódios apocalípticos, na tua mente, ou em voz alta, diz para ti próprio o nome dele e acalma-o com uma frase qualquer engraçada, como se estivesses carinhosamente a explicar algo a um gato amoroso, mas patetinha. Porque na verdade é isso que o ego é: programação animal inocente. Inocente não porque não faça coisas horríveis, mas porque sem orientação e se for soberano, não sabe o que anda a fazer e vai só fazer escolhas malignas, para si e para os outros.

Portanto em vez de teres ódio de ti próprio, tem compaixão, pois é normal ter-se essas limitações quando se é humano. Tens é de te sentir confortável com elas, vendo-as como uma pequena chatice, mas não como um monstro sanguinário horrível que tem de ser eliminado. Apenas tens de ganhar consciência delas e aceitá-las, e confessá-las às pessoas, às mulheres. E trabalhar nelas com um caminho espiritual de estudo e prática consistente. Não faz mal essas limitações existirem, a mulher à tua frente também tem as dela, somos humanos e isso é bom. Uma visão benigna delas é a solução. Vê-las com humor é o caminho para as transcender. Podes tê-las e senti-las mas elas não te prejudicarem quando estás com uma mulher, se as vires com humor e compaixão, e se as confessares à mulher. “Sinto-me desconfortável, deve ser da tua cara gira”. Assim que aceitares as limitações em ti, irás aceitar nos outros sem os odiares, mas vendo-os com compaixão e lamentando o sofrimento que essas mesmas limitações lhes trazem. E isso é o princípio do Amor. Ama seres humano, e serás Amado como humano. Nunca há razão válida para a ausência de Alegria, pois nós Somos Alegria, e só o facto de Existirmos é razão para nos sentir-mos Alegres, pois temos a oportunidade de evoluir, experienciar uma série de coisas extraordinárias e voltarmos a Acordar deste sonho que é a vida.

“Presumo que me vais dizer que o estado da minha consciência é baixo? Mas por vezes sinto lampejo de luz e está tudo às mil maravilhas.

Tens de largar a ilusão de que és capaz de saber o que vai acontecer no futuro. Isso são super-poderes que só existem na Marvel. Perdes tempo em tentar imaginar o futuro, em vez de desfrutares o presente, que é onde tudo é possível e as escolhas são feitas. Independentemente do nível de consciência, há sempre altos e baixos. Tens de aceitar isso como normal e não o julgar. Por vezes parece estar tudo às mil maravilhas, por vezes parece não estar. E depois? :D desfruta quando está e sente-te grato, e quando não está lembra-te que é apenas temporário e algo extraordinário está ao virar da esquina à tua espera. As coisas são como têm de ser, e o contexto em que acontecem é de evolução. Sem o sofrimento vindo de erros de percepção e escolhas não há aprendizagem e não há evolução. Ainda bem que há baixos na vida, pois se não houvessem nunca corrigiríamos a nossa percepção e escolhas e nunca sairíamos daqui! Lol não somos nós que corrigimos a nossa percepção a nós próprios, é o Espírito conforme vamos conseguindo largar ilusões que nos impedem de Ver a Verdade, mas creio que percebes o que quero dizer com a expressão.

Às vezes riu-me de mim próprio e da situação mas de outras parece que estou num buraco sem fundo.”

Quando te parecer que estás num buraco sem fundo, ri-te sem fundo! :D Ama o fundo! Não catalogues o buraco sem fundo como algo mau, simplesmente experiencia-o pedindo uma lição, sem o comentar, julgar ou odiar, e verás que com Amor o tempo passará mais rápido e aquilo que antes parecia o fim, na verdade era um início disfarçado.


Obrigado pela tua pergunta e Coragem para o teu caminho!

10 comentários:

Tonito Tuno disse...

Pedro, tenho uma dúvida: Quando uma mulher nos diz que não quer nada connosco, é porque não quer mesmo ou ela, apenas, está a necessitar do tempo para poder tomar uma decisão?

Pedro C. disse...

Tonito: "Quando uma mulher nos diz que não quer nada connosco..."

Depende do contexto e da forma como o diz, mas regra geral quando uma mulher nos diz que não quer nada connosco é porque não quer nada connosco. Quando uma mulher quer algo com um homem ela não se põe com esses comentários. Se está na dúvida é porque na verdade não quer, ou não tem coragem suficiente para uma relação amorosa, o que é mau sinal.

Vitor Silva disse...

Ola Pedro. Eu sigo o teu blog a mais de 3 anos e tenho vindo a aprender bastante com ele, tenho seguido publicações e filmes inseridos nele. Gostava que me desses uma opinião acerca do meu caso. Sei que não foi o mais formal ter feito isto mas considera este pedido que foi feito de forma humilde e por quem gosta de ser o mais integro possível. Penso ainda não estar evoluído espiritualmente o suficiente para obter de uma forma correcta uma pessoa que se incorpore nos meus desejos e sinto-me por vezes quase no paraíso quando crio alguma empatia com alguma rapariga. Acho que não sou desesperado mas sim de certa forma emocionalmente carente pelo apoio de uma mulher, qualidade que privilegio. Bom, conheci uma rapariga pelo facebook que conhecia de vista da escola secundária. Começamos a falar de uma forma natural e verificamos uma empatia que nunca se tinha revelado no passado. Ela informou-me que namorava a acerca de 7 anos, contudo um namoro muito instável em que já tinha sofrido traições e vários momentos de desprezo por parte do namorado. Fui criando conversa e colocando sempre um grau elevado de conforto e paz no discurso. Ela sentia-se carente e adorou a forma como a tratei. Marcou no próprio dia um encontro comigo num sitio em que ninguém conhecido nos pudesse observar. Encontrámo-nos então num local publico mas longe das vistas que ela temia. Falou-me que o namorado era realmente instável, mas contudo sentia que ele não lhe era indiferente, tinha sentimentos por ele e que os próprios pais dela gostavam muito da sua presença. Fomos trocando ideias e surgiu uma química bastante elevada entre nós nesse encontro assim como já antes o acontecera na conversa via internet. Nesse encontro houve toques e contacto mas não beijo. Nos dias seguintes continuei com uma grande ligação a ela, sempre falando de uma forma bastante clara e agradável e ela dando sinais de grande envolvimento. Elogiou-me variadíssimas vezes nos dias seguintes e fomos mantendo o contacto, contudo sempre dizendo que preferia não se encontrar de novo ao vivo comigo devido a haver uma grande probabilidade de acontecer algo realmente físico e marcante para ela, o que colocaria a sua relação com o namorado em questão, disse que não o faria por não ter certeza dos seus sentimentos por mim e por não querer magoar o namorado. Compreendi a situação e fomos falando apenas por telemovel e internet. Continuaram a ser dias maravilhosos de imensos contactos e trocas de apoio pessoal e existia uma grande ligação e entendimento entre nós ma forma como nos sentia-mos. Chegou o dia do namorado voltar do trabalho que se ausentara por uma semana. Nesse dia ligou-me a afirmar que não conseguia acabar coma sua relação por falta de coragem, algo que já o tinha dito antes vezes sem conta, por medo da familia e por ainda ter sentimentos por este, assim como não conseguiria lidar com toda esta pressão. Naturalmente a nossa ligação foi diminuindo até porque os momentos em que estava com o namorado não podia contactar-me. Passaram-se 3 dias e eu senti-me bastante mal com a situação e resolvi falar com ela e dizer que gostava muito da sua amizade mas estava a sofrer pelo facto de apenas não passar disso e pela escolha que esta tinha feito, respeitando-a na mesma. Decidi então dizer-lhe que me ia afastar até me sentir melhor pois não estava muito bem mentalmente para continuar a nossa relação de amizade, ela compreendeu e aceitou a minha decisão. Passadas duas horas recebi um like dela no meu facebook numa das minhas fotos. Ela disse várias vezes ao longo do tempo que falamos que me achava um homem inteligente e via em mim um tipo de homem que gostaria de ter. Já não falamos a algumas horas e estou a tentar perceber a reacção dela a isto tudo, assim como toda esta situação. Gostava imenso que em podesses ajudar dando a tua opi nião sobre este caso. Fica mesmo muito agradecido por ler o teu comentário a isto.

Com os mais respeitosos cumprimentos: Vitor Silva

Pedro C. disse...

Vitor Silva : "Gostava imenso que em podesses ajudar dando a tua opinião sobre este caso."

Assim que sabemos que a mulher está comprometida, afastamos-nos e não deixamos nada crescer entre ambos (ligação, atracção, sentimentos, etc). Não é íntegro, nem um favor a ninguém (ou ao mundo) andar a sair com uma mulher que está comprometida porque nos sentimos atraídos por ela. Essa amizade só existe na imaginação, na verdade apenas existe nesses casos atracção e validação, e é por isso que se continuam a ver numa de "amizade".

A escolha errada leva-nos sempre a sofrimento, e se tivesses seguido princípios de Integridade e te tivesses afastado dela assim que soubeste que ela estava comprometida, não estavas agora a sofrer (karma negativo por desrespeitares relações).

Se o namoro é instável, se ela já foi traída e desprezada, isso é problema dela. Os fracos de Espírito são-no voluntariamente. Cobardia, assim como Coragem, são apenas escolhas ao alcance de todos. Ela está onde quer com quem quer, precisamente porque não é íntegra. Não estás cá para salvar ninguém, e com Humildade percebes que mal te consegues salvar a ti. Quem está neste caminho a sério sabe o quanto custa mudar e evoluir e fazer as escolhas necessárias para uma vida feliz, e sabe que isso é da responsabilidade de cada um, e que nada nem ninguém pode fazer algo por nós, a não ser o Espírito, que também só nos pode guiar se assim o realmente desejar-mos e deixar-mos.

A evolução e felicidade dela não são tua responsabilidade, mas sim dela apenas. Se ela escolhe continuar com um idiota, isso é problema dela. Ela só o largará quando não aguentar mais o sofrimento, tal como todos nós, cada um a seu tempo, fase e nível.

Abraças o ego e aqueles que o seguem e aleijas-te sempre lol ainda por cima a negligenciar princípios de Integridade não respeitando uma relação.

Tonito Tuno disse...

Olá Pedro, gostei deste teu comentário. No meu caso, por exemplo, não tenho preferências por mulheres comprometidas. Ou seja, mal acabo de saber que a mulher por quem estou a sentir atraído é comprometida, afasto-me imediatamente. Agora, o meu problema é quando sei que a mulher não tem compromisso. Aí sim, fico numa seca sem fim.

Luís disse...

Olá Pedro!antes demais parabéns pelo blog!desde que o descobri identifiquei-me rapidamente com muitos dos teus textos. Olha eu comecei, ou tento pelo menos, o meu caminho espiritual e desde aí que o que eu mais noto é claramente um aumento de energia e felicidade, aparentemente sem motivo. Mas neste caminho acho que é normal haver dúvidas e até algum retrocesso. no que respeita às mulheres apesar de falar melhor com elas a coisa não tem avançado mais do que isso. Também pareço só me interessar por mulheres que já conheço à algum tempo, o que não é bom, e que ao mesmo tempo por outros motivos não são as mais indicadas. A última por quem estou interessado é minha colega de trabalho mas entretanto fomos tornando-nos amigos. Ela tem namorado. A questão é eu nunca vou fazer nada porque ela tem namorado e lá certamente que ela também não, pois é uma mulher íntegra como tu dizes. Ao mesmo tempo ela já me confidenciou que as coisas não estão bem entre eles à algum tempo e que não se separa porque é uma relação antiga e já tem muitas ligações familiares e etc...Facto este que me confirmado por outras pessoas...mesmo sem eu ter perguntado. E para além disto tudo acho que o interesse dela em mim também existe, pelo menos a nível mental e emocional acho que sim, somos compatíveis...dámo-nos muito bem. Já pensei dizer-lhe que se ela não namorasse eu a convidaria para sair para nós conhecer-mos ainda melhor...não sei é a atitude correta ou se é o meu ego a tentar fantasiar ou a tentar ter aprovacao de uma pessoa que gosta de mim, pelo menos como amigo..
Muito obrigado
Luís

Tonito Tuno disse...

Pedro, porquê é que algumas mulheres, principalmente, nas discotecas e nos festivais, se aproveitam do facto de nós nos aproximarmos delas, para se aproveitarem de nós de uma forma narcisista e feroz. Ou seja, a mulher te pede bebiba não só para ela mas, também, para uma, duas, três, quatro amigas dela e, ainda, para os “namorados” chulos das amigas?

Pedro C. disse...

"porquê é que algumas mulheres, principalmente, nas discotecas e nos festivais, se aproveitam do facto de nós nos aproximarmos dela"

Porque nesse caso são mulheres egocêntricas a tentar ganhar algo à borla manipulando o homem ou simplesmente ordenando-lhe algo. São mulheres a evitar.

Paulo Vinicius disse...

Olá Pedro Bom dia , tenho acompanhado alguns Posts do seu Blog.
E gostaria de ressaltar a minha admiração pelo seu estado de consciência e oque você publica no blog, conteúdo que tem me ajudado pessoalmente em meus conceitos e na minha forma de Pensar.
em sua Introdução do perfil você cita que faz isso por estar ajudando na sua
"evolução"
Vejo que você tem um conhecimento relevante sobre Teosofia.
você estuda a Teosofia ?

Pedro C. disse...

Obrigado Paulo Vinicius. Nunca estudei Teosofia. Abraço!