terça-feira, 10 de junho de 2008

"Como Ser Positivo E Começar A Mudar A Tua Vida Para Melhor, Parte 2"

Como Ser Positivo e Começar a Mudar a Tua Vida Para Melhor, Parte 2 por Pedro Constantino

No último post falei sobre pessoas positivas e pessoas negativas, e dei algumas bases teóricas importantes sobre o tema.

No post de hoje não vou explorar mais essa parte porque senão ficaria demasiado extenso. No futuro voltarei a tocar noutros pontos sobre ser-se positivo, por isso para já se tiveres alguma dúvida em relação ao último post envia-me a tua pergunta para CoolVibesClub@hotmail.com

Hoje vou-te explicar como te podes tornar numa pessoa positiva, ou ainda mais positiva.

Vou-te dar-te alguns exercícios e exemplos específicos de coisas que podes fazer que te vão ajudar a evoluir e a mudar a tua mentalidade para uma mais útil.

Para uma mentalidade mais útil à criação de uma vida e relação íntima de qualidade.

Este post não tem qualquer utilidade se for apenas lido.

Só saber isto não serve para nada.

Tens mesmo de pôr em prática aquilo que eu te vou aqui descrever, mesmo que te pareça difícil.

Estas foram algumas das coisas que eu usei pessoalmente para me tornar numa pessoa positiva, e é por isso que sei que resultam.

Não é porque o texto faz sentido que eu sei que resultam... é porque eu apliquei os conteúdos constantemente e regularmente e as mudanças aconteceram.

Mas eu tenho um segredo... é que quando os andava a aplicar não fazia a mínima ideia se realmente íam resultar ou não. Eu não tinha garantias nenhumas, nada.

O que é brutal.

A primeira coisa de todas que deves aplicar é bem simples: é estares consciente de que tens pensamentos negativos desnecessários.

Isso não tem mal nenhum, todos nós os temos, mas se te queres tornar numa pessoa positiva tens de dizer a ti próprio que há coisas em ti a melhorar e que há uma evolução pessoal a fazer.

Porque se não o fizeres jamais farás seja o que for para realmente resolver a mentalidade negativa que te assombra a vida.

Há muitas pessoas que não conseguem admitir a si próprias que há algo nelas que pode ser melhorado ou que tem mesmo de ser melhorado...

...essas pessoas pensam logo que são positivas quando na realidade não o são. E depois a sua vida nunca como gostariam e elas nunca conseguem perceber porquê.

Esta parte parece muito simples mas é extremamente importante. Evolução pessoal é um processo intencional, logo tem de se saber em que direcção se quer ir. E tem de haver uma paixão por isso, uma motivação poderosa, um objectivo forte.

E neste caso pode ser “deixar de ser uma pessoa negativa e tornar-me numa pessoa positiva para ter mais satisfação na vida e tornar tudo melhor para mim e para os que me rodeiam”.

Vai buscar uma folha de papel e uma caneta e escreve o teu objectivo claro. Agora.

Não adies. Se queres mesmo levar isto a sério não podes adiar, tem de ser agora. Mesmo que não dê muito jeito... escreves o objectivo em pouco mais de 30 segundos, o que não é lá muito tempo.

Nota: Estou à espera que vás buscar a folha de papel e a caneta... mas não demores muito porque o blog fecha daqui a bocado ;)

Ok, agora que tens a folha de papel e a caneta, vamos passar á acção.

Eu compreendo se não puderes mesmo fazer isto agora. Mas assim que puderes, assim que chegares a casa hoje ou acabares o que tens de importante para fazer, vem aqui ao blog, senta-te confortavelmente e faz o que eu vou explicar a seguir.

Vais agora fazer uma lista de 5 pensamentos negativos que costumas ter.

E eu digo apenas 5 para facilitar agora o exercício... porque esta é a última vez que foram apenas 5. Das próximas vezes faz sempre 10.

Estes 5 pensamentos negativos podem ser algo do género:

“O meu emprego é uma treta”.

“Eu sou feia”.

“É impossível as coisas melhorarem”.

“As pessoas não prestam”.

“Ninguém me quer”.

Já esta escrito?

Fixe.

Agora vamos fazer magia... ;)

Vais olhar para a tua lista e lê-la em voz alta. Não é preciso os teus vizinhos ouvirem, basta tu te ouvires a lê-la.

Enquanto a lês imagina cada coisa... algo que prove que tens razão em relação aos teus pensamentos negativos, a cada um deles.

Não é lá muito estimulante pois não...?

Então agora vais olhar para essa lista e voltar a escrevê-la tornando-a positiva.

Em termos de pensar positivo ou negativo não interessa se o que pensas é verdade, se aconteceu mesmo ou se existe mesmo... o que interessa é se é positivo ou negativo, útil ou inútil para a tua realização pessoal.

Por isso o teu emprego pode mesmo ser uma treta... mas para que isso mude, porque o objectivo é evoluir e mudar, tens também de mudar esse pensamento.

E em vez de escreveres ou pensares, “o meu emprego é uma treta”, mesmo que ele o seja vais agora escrever “O meu emprego é espectacular!”.

Obviamente que não é ao escreveres uma frase que as coisas à tua volta vão mudar. Este exercício é para mudar a tua mentalidade. Depois de a tua mentalidade estar mudada então aí sim, a realidade à tua volta vai começar a mudar porque tu estarás a funcionar de forma diferente, e vais atrair e criar coisas diferentes, e alcançar resultados diferentes.

Torna então todas as 5 frases negativas em positivas.

Lê-as em voz alta e imagina algo que as simbolize. Imagina-te num emprego espectacular, com colegas espectaculares, um patrão espectacular, um ordenado espectacular e um horário espectacular.

Faz o mesmo para as restantes 4 frases. E lembra-te que isto do emprego é apenas um exemplo, cria as tuas próprias frases que de facto ilustrem aquilo em que costumas pensar e como é a tua vida.

Este exercício é muito simples, mas deves ter reparado que é muito mais agradável imaginar a 2ª lista do que a 1ª.

E é mais agradável porque cria em ti emoções positivas. Dá-te satisfação. Agora imagina-te a sentires essa satisfação dentro de ti ao estares com outra pessoa...

Ela também a vai sentir porque tudo o que fizeres ou disseres vai criar nela emoções positivas. Se estás em baixo vais puxar os outros para baixo e isso não é nada estimulante ou atraente.

Mas se te sentes bem disposto ou alegre vais puxar todos para cima e ser assim naturalmente atraente.

Porque és uma fonte de emoções positivas.

Agora o que tens a fazer é repetir este exercício todos os dias pelo menos durante 15 dias. Se falhares um ou dois dias não é grave... o ideal seria fazeres o exercício todos os dias, com 10 frases diferentes, durante 1 mês.

É o hábito que irá criar em ti a qualidade de ser uma pessoa positiva.

O valor deste exercício está na sua repetição.

Outro exercício que podes fazer é este:

Faz uma lista de 10 coisas que adores em ti e na tua vida.

É que grande parte dos seres humanos são campeões a dizer aquilo de que não gostam, aquilo que está mal, aquilo que não têm, etc.

Mas não fazem o oposto. Que é dizer do que gostam, aquilo que está bem e aquilo que têm e que os deixa satisfeitos.

Por muita coisa má que haja à nossa volta há sempre qualquer boa também. É apenas uma questão de concentração.

As coisas negativas vão continuar a estar lá... mas ao te concentrares nas positivas vais criar emoções positivas em ti.

E se só te concentrares no que está mal, as coisas boas que tens vão desaparecer. E vão desaparecer simplesmente porque não lhes estás a dar importância e atenção, e assim jamais irás criar mais daquilo que te satisfaz.

Esta lista de 10 coisas positivas que tens na tua vida pode ser composta pelas coisas mais simples...

Pode ser um amigo que tenhas.

Pode ser a roupa que tens.

Pode ser uma conversa que tenhas tido.

Pode ser a comida que tens na mesa todos os dias.

Pode ser o ar que respiras.

Pode ser uma qualidade que tenhas.

Pode ser a tua capacidade de ler.

Pode ser teres internet e poderes ler o blog do Cool Vibes =)

Qualquer coisa serve, desde que realmente te deixe satisfeito, com um sorriso na cara.

Concentra-te no que tens agora de bom e sente-te grato por isso. E irás atrair mais disso para a tua vida.

Não por magia, mas porque irás criar mais dessas coisas.

E o mais fixe disto tudo é que depois as negativas vão deixar de te afectar e vão começar a desaparecer, pois serão substituídas por outras positivas criadas por ti.

Fazer estes dois exercícios diariamente é o 1º passo da grande mudança. É tão simples quanto isto:

Se te concentrares e pensares em coisas negativas vais-te sentir mal.

Se te concentrares e pensares em coisas positivas vais-te sentir bem.

Ao te sentires mal não consegues criar coisas novas positivas, logo vais sentir-te cada vez pior porque a tua vida ficará encravada e bloqueada num estado negativo.

Ao te sentires bem irás sempre criar coisas novas positivas e sentir-te cada vez melhor, porque a tua vida terás cada vez mais coisas positivas que te fazem sentir satisfeito e bem disposto.

Faz estes exercícios regularmente, juntamente com o que eu te vou agora explicar:

Evita ver televisão.

Não te estou a dizer que não podes ver os jogos do Euro 2008 ou que não podes ver a tua série de comédia favorita.

Estou-te a dizer para veres MENOS televisão. Muito menos.

A televisão é um caos de negatividade e afasta-te da Natureza e da Realidade.

Principalmente os telejornais.

Informação é importante, mas a maioria da informação é completamente inútil. Não se consegue mudar ou criar nada através dela.

Saber só por saber não leva ninguém a lado nenhum. Muito menos quando essa informação é negativa.

Porque informação ou notícias negativas metem as pessoas num estado emocional negativo. E pessoas num estado emocional negativo não conseguem criar nada de novo que mude e melhore a sua vida.

E não conseguem criar nada de novo que mude e melhore a sua vida porque foram através da televisão "programadas" a pensar negativo desde crianças e a concentrarem-se no negativo, a explorarem o negativo, a terem conversas e conclusões negativas, etc.

E cada vez se sentem pior e mais desesperadas. Pois o negativo nunca tem soluções para se resolver seja o que for ou para se alcançar seja o que for.


Informação negativa não tem qualquer aplicação prática. É apenas texto e imagens dentro da cabeça que desmotivam e põem as pessoas em baixo.


O negativo expressa que tudo está mal, que não é possível, que não vale a pena, que não se consegue, que só pode piorar, que é a pior coisa possível, que o resultado só pode ser mau, etc, etc.

Se te queres manter informado informa-te em relação ao que há de positivo no mundo.

Porque todos os dias há histórias de sucesso. Todos os dias há felicidade. Só que essas coisas NUNCA aparecem nas fontes de informação negativa.

Tens de criar a tua própria fonte de informação e apenas consumir informação positiva. O tipo de informação que de facto é útil para a tua vida, realização pessoal e evolução.

Evita também ouvir música negativa.

Nada de música agressiva ou depressiva.

Nada de música com temas negativos, sobre sacrifícios, violência, problemas amorosos (são as piores) e sofrimento.

Deixa de ouvir uma música só porque ela é artisticamente boa. Passa a ouvir música que não só é artisticamente boa como também é positiva.

Se uma música não te motiva para a vida, não te motiva a criar algo, não te dá vontade de pular, gritar e dançar de satisfação... então nunca mais a oiças na vida.

Mete esses CDs dentro de uma caixa, fecha-a, e nunca mais olhes para ela.

Passa a ouvir música positiva que te encha de energia positiva. Que te faça querer estar com os teus amigos, que te faça querer sair e divertir, que te faça querer criar algo de espectacular na tua vida, que te motive e te faça ver e sentir o que há de belo na vida e nas pessoas.

Deixa de ver filmes ou de ler livros negativos.

Esquece apenas a qualidade artística. Procura qualidade artística e energia positiva.

Não vejas filmes com histórias tristes, sobre tragédias ou guerras. Não vejas filmes sobre violência ou filmes depressivos. Não vejas filmes sobre histórias de amor negativas de sofrimento e sacrifícios.

Passa apenas a ver filmes sobre histórias de sucesso (como o Rocky). Filmes de comédia, filmes com finais felizes, histórias que te motivem.

E evita muita fantasia ou ficção científica.

É que as pessoas consomem tipos negativos de música, filmes e livros e depois querem relacionar-se com o sexo oposto e a coisa nunca resulta bem a longo prazo.

E elas não percebem porquê...

E é bem simples o porquê. Elas têm a cabeça cheia de histórias tristes, de violência, de coisas que não existem e de sofrimento, e não de compaixão, sucesso, auto-estima, divertimento, humor, intimidade, prazer...

e quando interagem com o sexo oposto todas essas coisas negativas vêm cá para fora através do que elas dizem e fazem.

Mas nunca vêm de uma forma directa, vêm sempre de uma forma indirecta. Na sua postura, expressão facial, tom de voz, tema de conversa, reacções, etc.

A última coisa, e para acabar este post, é afastares-te de pessoas negativas.

Alguma até nem são muito e também querem tornar-se positivas. Mas há outras com quem não dá mesmo. Ao pé delas jamais irás evoluir, e jamais terás uma vida e relação íntima de qualidade.

A sua negatividade irá sempre afectar-te de uma forma subtil, e pequenos problemas e desilusões irão sempre surgir sem perceberes bem porquê.

Tem compaixão por estas pessoas, mas evita conviver e falar com elas assim que perceberes que elas são negativas.

E nunca deixes uma conversa negativa desenvolver-se. É uma mera espiral de insatisfação.

Procura sempre falar sobre aquilo que te dá prazer. Aquilo que te faz sentir bem e que te motiva. E nunca sobre o que está mal. Nunca queixares-te ou criticares algo ou alguém.

Dá sempre 100% de atenção ao positivo que te rodeia, mesmo que ele seja muito pequeno ou que ainda nem sequer exista.

Procura sempre o positivo em tudo e explora-o. Torna-o gigantesco.

E um dia irás olhar à tua volta e a tua vida terá mudado para sempre.

Estarás rodeado de um exército de coisas positivas.

Resultados positivos, actividades positivas, locais positivos, pessoas positivas, momentos positivos, etc.

E irás atrair cada vez mais energia positiva para a tua vida.

E um dia vais olhar para trás e realmente perceber que tudo começou a mudar apenas porque decidiste mudar a tua atenção do negativo para o positivo.

Por isso “alimenta o ego” ao positivo e dá-lhe atenção! ;)

Perguntas:

CoolVibesClub@hotmail.com


4 comentários:

Anónimo disse...

Queria postar no texto de cima, mas o blog está comum problema qualquer :/ e não deixa comentar.

Então cá vai, eu não concordo nada com aquela ideia que tu disseste, porque não considero algo universal e real. A idade não importa numa relação, na vida real não é bem assim com toda a gente. Passo a explicar "A idade é irrelevante. A personalidade não.", isto não é bem assim, a nível pessoal as pessoas têm de ter consciência daquilo que querem numa relação. Eu sou uma rapariga d 19 anos, e sei muito bem aquilo que quero e o que não quero. E não quero um velhote a atirar-se a mim, aliás a ideia é repugnante, paizinho e avozinho já tenho, imaginar que um destes me podia olhar com cariz sexual, é uma ideia nojenta.E há homens que não têm essa noção, uma das coisas mais importantes é avaliar se a pessoa está interessada em conhecer, e as pessoas mais velhas às vezes parecem não ter noção que as mais novas não conseguem ver mais do que um pai ou avô mesmo. É claro que me vais dizer, ah e tal as raparigas gostam é de homens mais velhor porque são maduros e eles é que sabem amar e tal. Não concordo, há miúdos com menos de 18 anos que têm mais maturidade que um mais homem mais velho. Mas o facto de gostar de uma pessoa nem sempre tem a ver com a sua personalidade, e a idade influencia muito porque é natural que um homem de 40 olhe para uma gaja de 20, mas são mais raros os casos em que acontece o contrário, e é aí que reside entao a minha justificação. Se ha homens que só querem mulheres de 20 anos e têm idade para ser pais ou avós delas, também ha mulheres de 20 anos que vêem esses homens como o paizinho ou avozinho... mas esta é a minha opinião e pode não ser representativa da população mundial, mas não deixa de ser válida.
Gosto do teu trabalho aqui desenvolvido.

Pedro Constantino disse...

Hey, espero que os velhotes deixem de se atirar a ti... ;)

Como eu expliquei no post: eu NÃO acho que as mulheres gostem de homens mais velhos porque são mais maduros. Porque NÃO é a idade que define ou garante a existência de maturidade, é a personalidade. E é isso que eu quero dizer com "A idade é irrelevante. A personalidade não." Eu não digo que mulheres mais novas querem SEMPRE homens mais velhos... e que a idade, o ser mais velho, nunca é um obstáculo. Eu apenas falo em termos de maturidade porque há pessoas que acreditam que basta ser mais velho para a ter.

E é irrelevante também avaliar se a pessoa está interessada em conhecer ou não... porque tu podes não estar interessada em conhecer seja um homem da tua idade ou um mais velho. Porque eu tenho a certeza que há muitos da tua idade que te repelem e com quem não tens desejo nenhum em falar ou sair.

Como eu expliquei conhecer é apenas interagir, se não queres dizes que não queres e afastas-te... ou então fechas-te ao mundo para evitares com que seres humanos comuniquem contigo ;) O que é ridículo.

A tua opinião é sempre válida... são as tuas preferências, princípios e desejos. Mas assim como há homens mais velhos que apenas vês como o paizinho ou o avozinho há também homens da tua idade que só vês como amigo. Não há nada de sexual porque não há atracção... e nesse caso não tem nada a ver com a idade.

Seja como for há de facto homens incomodativos, sejam mais velhos ou novos. A opção não é deixarem de falar com seres humanos ou deixarem de ter interesse no sexo oposto. É evoluirem e tornarem-se naturalmente atraentes, de forma que possam realmente fazer uma mulher feliz e estimulada na sua presença.

Obrigado pelo teu comentário. Segue as tuas paixões.

André Ramos disse...

perfeitamente Pedro...se as pessoas mais velhas olham para nos nada impede que não falemos com eles!
E claro que as raparigas se sintem mais reprimidas e inseguras quando alguem mais velho olha para elas...mas elas sem comunicarem com essa pessoa nunca vão saber a sua intenção!
No sitio onde vivo conheço e falo com pessoas mais velhas...eles tambem nos ensinam muita coisa!
Também ja olhei para mulheres mais velhas não sei se elas me viram com um filho ou não!...
Não sei se a mulheres mais velhas que escolhe rapazes novos so por eles terem mais energia ou não!..
Quando ha atracção e desejo de ambas as partes tudo e possivel...as vezes incomoda porque e raro se ver....
essas relações são de qualidade?

Kamen Rider disse...

Muito bom o post, tri 10. Estou fazendo o exercício dos 5 positivos por dia e notei de imediato uma melhora das funções cerebrais, parece que o cérebro de repente ficou mais leve, não que os problemas derepente sumiram mas muitas soluções se tornaram óbvias e mais fáceis de executar.
Mais engraçado é as pessoas notarem que estou mais positivo, escreve mais sobre isso Pedro e continue com esse excelente trabalho!!!