AMOR

"Ensina só Amor, pois é isso que tu és"

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

"A Arte de Ser Positivo"

Nós somos os criadores da nossa realidade, e criamo-la através dos nossos pensamentos.

Para muitas pessoas é extremamente difícil compreender e aceitar isto, uma vez que desde crianças foram levadas a crer que o poder para criar ou mudar as suas vidas está fora delas. Mas a verdade é que não está.

Nós criamos a nossa vida através das nossas decisões. Todas as decisões têm uma consequência, ou seja, fazem surgir algo REAL na nossa vida.

Se as decisões que tomamos são boas ou más, isso depende do conhecimento e das qualidades que temos, ou seja, da nossa personalidade. E é aqui que entra o mundo do desenvolvimento pessoal.

Todos nós podemos ter aquilo que desejamos, a questão é que nem sempre temos a personalidade que nos permite tornar esses desejos em realidade, pois é através dela que criamos aquilo que desejamos ter na vida.

Um dos primeiros passos para se obter tudo aquilo que se quer na vida é ser-se positivo. Ser-se positivo é umas das mais importantes qualidades que se deve ter para se alcançar a realização pessoal.

Os nossos pensamentos criam emoções em nós. Se temos pensamentos negativos vamo-nos sentir mal, se temos pensamentos positivos vamo-nos sentir bem. Não se trata apenas de pensar, mas sim de sentir aquilo que se pensa como se fosse real.

Muitas pessoas pensam em problemas e chatices a toda a hora, todos os dias. Achas que essas pessoas são felizes? Achas que são uma companhia divertida e estimulante? E muitas dessas pessoas são ricas, famosas ou físicamente atraentes. Elas parecem ter tudo aquilo que se pensa trazer felicidade, mas é irrelevante, pois elas escolhem ver apenas o que está mal na sua vida. O que acontece é que as coisas boas que têm na vida começam a desaparecer, pois como elas só estão a pensar no que está mal, e apenas a dar valor e importância ao que está mal, não estão a pensar no que está bem nem em como manter na sua vida o que é bom ou como criar mais coisas boas. Tem tudo a ver com INTENÇÃO e CONCENTRAÇÃO.

“Então e se forem pobres e doentes? Como é que vão pensar positivo se não têm coisas boas na vida?”

Eu aconselho vivamente a que vejas ou leias o The Secret. Provavelmente se lês este blog é porque já conheces a Lei da Atracção e queres explorar o mundo do desenvolvimento pessoal, para mudares a tua vida e teres aquilo que desejas.

Nós podemos pensar naquilo que quisermos independentemente de como a nossa vida é. Senão, por exemplo, seria impossível existir Ficção Científica. Quem escreve ou cria Ficção Científica não tem na sua vida real extraterrestres, naves espaciais e colónias gigantescas em planetas a milhões de anos-luz da Terra. A IMAGINAÇÃO serve e é válida para qualquer área da nossa vida, tem é de ser desenvolvida e bem aplicada.

A pessoa pobre e doente deve ser respeitada, mas ela pode tomar uma decisão. Ela pode não ter o dinheiro nem a saúde, mas respira. A GRATIDÃO estende-se a tudo na vida, e principalmente às coisas mais simples. Essa pessoa pobre pode deixar de pensar na sua pobreza e pensar antes no oxigénio que entra nos seus pulmões e que lhe permite estar viva. Ela sem dinheiro e saúde está viva, mas sem oxigénio morre passado minutos (ou seguntos). Ela pode começar por aí, pelo oxigénio que respira e sentir-se grata por respirar. Assim como Joe Vitale, quando era um sem-abrigo, decidiu sentir-se grato pela única CANETA que tinha, pois essa caneta permitia-lhe escrever, que era a sua paixão, e que anos depois o tornou num autor rico de bestsellers e num dos participantes do filme The Secret. E há anos que Joe Vitale muda milhares de vidas por todo o mundo, pois ele deu o primeiro passo difícil para mudar a sua e percorreu esse caminho.

“Ok, mas a pessoa pobre e sem saúde lá porque se sente grata pelo oxigénio que respira continua pobre e sem saúde. Por isso o que é que isso interessa?”

Evolução pessoal é um caminho e não um destino. Não há um comprimido mágico que de repente mude tudo e traga um exército de arco-íris à vida das pessoas... é um PROCESSO. E tem de se começar por algum lado.

A pessoa pobre, ao decidir concentrar-se nas pequenas coisas boas que tem (respirar, ver, falar, cobertor, ouvir, etc), vai começar a sentir-se um pouco melhor, aos poucos, pois está a pensar em algo BOM que a vai fazer sentir-se bem. Aos poucos ela vai sentir-se cada vez mais motivada e bem disposta, pois começa a criar o hábito de se concentrar nas coisas boas da vida. E aos poucos a sua pobreza e doença vão começar a desaparecer, pois ela pensa em riqueza e saúde e COMO CHEGAR ATÉ ELAS.

Pensar positivo é isto mesmo. É pensarmos e sentirmo-nos gratos, verdadeiramente gratos, pelas coisas boas que temos na vida. Nem que seja ver ou respirar, deve-se agradecer todos os dias essas coisas, pois elas têm tanto ou mais valor na realidade que os problemas e chatices que nos vão surgindo na vida. A diferença é que uns decidem concentrar-se nesses problemas, sentem-se mal diariamente e a sua vida fica estagnada e cada vez pior. Enquanto que outros dão o primeiro passo difícil de, mesmo com problemas na vida, se concentrarem nas coisas boas que têm e sentirem-se gratas por elas, mesmo que os problemas sejam 80% da sua vida e as coisas boas apenas 20%. Esta atitude, mais cedo ou mais tarde, vira as coisas ao contrário, e os problemas passam a ser apenas 20% ou menos da vida da pessoa, e as coisas boas 80% ou mais. Pois a pessoa começa por se concentrar nas coisas boas, mas depois começa também a procurar soluções para criar mais dessas coisas boas, e depois começa a AGIR e a MUDAR a sua vida.

“Então mas se eu não pensar nos problemas como é que eu os resolvo? Se não os resolver eles continuam a afectar a qualidade da minha vida!”

A questão aqui é que grande parte das pessoas apenas PENSA nos problemas a toda a hora, e FALA nos problemas, mas NÃO os resolve. A sua atitude não é a de acção quando necessário, mas pensar e repensar nos problemas desnecessariamente... e é isso que cria stress. Uma coisa é pensar nos problemas, outra é pensar em SOLUÇÕES e AGIR.

Por todo o mundo existem iniciativas fantásticas de grande valor. Manifestações contra a Guerra, Luta contra o Terrorismo e Jogos de Futebol Contra a Pobreza... só que na realidade estas iniciativas perdem toda a força e poder pois são criadas com a atitude errada. Se se é contra a pobreza não se está a criar nada... essas iniciativas deveriam-se chamar, por exemplo, Jogos de Futebol A FAVOR DA RIQUEZA. É subtil, mas a linguagem dita tudo. Enquanto se usar os termos guerra, terrorismo, violência doméstica e pobreza, estas coisas vão existir. Para se chegar a algum lado é necessário imaginar-se o destino: PAZ, HARMONIA, AMOR e RIQUEZA. Está tudo relacionado com OBJECTIVOS e CRIAÇÃO. Pois a mente humana é uma caçadora de soluções... uma vez que se pensa num destino constantemente, ela irá procurar soluções para lá chegar, e acaba sempre por descobri-las. E é completamente ridículo desejar-se algo e pensar-se ser impossível chegar a esse algo... tudo é possível, umas coisas apenas levam mais tempo que as outras a serem criadas. É preciso ser-se paciente, e se não se é paciente, é preciso desenvolver-se a qualidade da paciência.

Então como é que uma pessoa negativa se torna positiva?

É um processo com vários passos. O primeiro passo é ter-se o desejo de se ser positivo. Tem de haver VONTADE, pois só com vontade é que se tem energia para fazer o que é necessário para se mudar.

O segundo passo é EVITAR ao máximo ver televisão e ouvir rádio. São um caos de notícias e temas negativos e informação que jamais te ajudará a obter o que desejas na vida. Saber de acidentes, doenças, vidas disfuncionais ou crimes NUNCA te dará soluções para nada. E se costumas ver o telejornal vais ver que 90% das coisas que lá passam são só temas negativos. Dão importância apenas ao que se passa de negativo. Falam de mortes, acidentes e roubos, mas raramente falam de NASCIMENTOS, SUCESSO e BONDADE! Ambas as coisas existem no mundo, só que a primeira envenena a cabeça às pessoas, e a segunda ajuda-as a andarem para a frente e a sentirem-se motivadas para criar tudo aquilo que desejam na vida. Em vez de estares horas em frente à televisão todos os dias, experimenta ler todos os dias 1 hora sobre desenvolvimento pessoal, sobre histórias de sucesso, sobre como obter a relação ou a saúde que desejas, sobre temas inspiradores e motivadores... e vais ver a diferença, LOGO.

O terceiro passo é escrever. Por isso hey... vai buscar uma folha de papel e uma caneta... eu fiz muitas coisas semelhantes ao que te vou explicar e todas elas resultaram passado semanas ou meses.

Quais são as coisas que mais detestas na tua vida? Tenta ser o mais negativo possível ;) e escreve as 5 coisas que mais detestas na tua vida.

Agora que tens essa lista lê-a em voz alta.

Não é lá grande coisa pois não? Agora escreve como gostarias que a tua vida fosse. Escreve 5 coisas que gostarias de ter na tua vida. Seja o que for. “Quero ser milionário”, “Quero ter uma relação de intimidade de qualidade”, “Quero ter um carro novo (e especifica a marca)”, “Quero ter Paz Interior”, etc.

5 coisas, escritas de forma positiva. Nada de frases do género “Eu não quero ter contas para pagar” ou “Eu não quero mais homens medíocres na minha vida”. Não escrevas o que não queres, mas sim O QUE QUERES.

Agora lê a lista em voz alta.

Bem mais fixe não é? Eu tenho a certeza que sim.

Agora vem a parte estranha... oh yeah!

Olha com atenção para essas 5 coisas que queres ter (ou ser). Agora escreve-as como se já as tivesses. Por exemplo: “Eu sou milionário”, “Eu estou numa relação de intimidade de qualidade”, “Eu tenho um Ferrari preto”, “Eu tenho Paz Interior e sinto-me bem disposto constantemente e todos os dias”, etc.

Lê a lista em voz alta e imagina-te tendo e sendo essas coisas todas... agora, e todos os dias ao acordares e antes de te deitares. Se tiveres mais ideias do que queres, escreve-as e depois volta a escrever como se já as tivesses e imagina-te diariamente tendo-as ou sendo-as. O que vais fazer é criar o HÁBITO de ser positivo e de pensar no que queres CRIAR na tua vida. O cérebro humano precisa que lhe dêem uma direcção, senão perde-se em distracções e pensamentos negativos. É um exercício simples mas resulta. Para saberes mais deste tipo de coisas lê e vê o The Secret, e explora o mundo do desenvolvimento pessoal.

Portanto, se queres ter algo de fantástico na tua vida, tens de pensar de uma forma fantástica para te sentires de uma forma fantástica, pois só assim poderás agir de uma forma fantástica e criar a coisa fantástica que queres na tua vida. Faz sentido? Oh yeah! ;)

Nós somos os únicos responsáveis pela nossa vida. Não é o nosso vizinho, os nossos amigos, o nosso marido, a nossa namorada, colegas ou familiares que se têm de mexer e de criar aquilo que NÓS queremos ter. Ajudar é uma coisa, ser responsável é outra. Seja lá o que for que queiras ter na vida, és tu e só tu quem tem de chegar à solução e de se mexer. És tu o único responsável pela vida que tens e por tudo o que faz parte dela. A Lei da Atracção e a energia de que todos somos feitos já existia, e sempre existiu, antes do filme The Secret. Agora simplesmente tens a consciência de que essas coisas existem, de como a realidade funciona, e podes começar a usar esses conceitos CONSCIENTEMENTE e INTENCIONALMENTE para alcançares a tua realização pessoal.

Começa já, e fá-lo todos os dias, pois uma vida ESPECTACULAR está à tua espera. Só precisas de caminhar na direcção certa, ou seja, na sua direcção.


PERGUNTAS / MSN – MAILING LIST (adiciona)
COOLVIBESCLUB@HOTMAIL.COM


Tudo é possível, tudo tem uma solução.
Pedro Constantino

3 comentários:

Sandra disse...

Ola!
gostei muito deste post, está sensacional, e tenho-me distanciado bastante do "Segredo" e isso tá a revezar-se na minha vida, nem tudo corre bem, mas ainda esta noite vou fazer isso da lista e tal =)
Ah e kero saber o que fazer para conkistar um nino que eu conheço lol. amnha vejo os restantes posts...
continua com o teu bom trabalho.
beijo*

joana raquel disse...

deste post gostei especialmente, por ser mais prático.mas os outros não lhe ficam atrás..keep on the good work. tem-me ajudado, e a mais pessoas decerto.

Anónimo disse...

Olá Pedro,
ser positivo sempre, os teus posts s mto bons! mas gostava d aproveitar p te dizer (publicamente) q me agrada a tua atitude perante a vida, e particularmente a tua atitude (altruita e generosa)q tens p com os outros (todos nos),concordo plenamente q podemos construir um mundo melhor ajudando todas as pessoas a sentirem-se melhor(c elas)e a serem mais felizes,tb trabalho nesta equipa...parabéns Pedro, n pares d escrever, estás a marcar a diferença na vida das pessoas(espero q muitas), um abraço,optimo fim d semana!